Chuva de meteoros neste fim de semana será última do ano; saiba como observar

O evento astronômico promete exibir até 150 rastros brilhantes por hora, visíveis especialmente no Norte do Brasil, apesar da Lua Cheia

Nesta semana ocorre a última grande chuva de meteoros do ano. A passagem das Geminídeas chega ao seu ponto alto, com intensa atividade entre os dias 12 e 14 de dezembro.

O evento terá pico de observação no sábado, 14, e estará visível na direção nordeste do céu noturno.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Embora a Lua Cheia reduza a visibilidade, a chuva de meteoros promete surpreender os observadores com até 150 meteoros por hora. Veja o que são as Geminídeas, alémquando e onde observar o evento:

LEIA MAIS | 'Feliz Ano Novo!': Marte comemora virada de ano e a próxima só será em 2026

O que são as Geminídeas?

As Geminídeas são uma das chuvas de meteoros mais aguardadas e acontecem anualmente entre 2 e 21 de dezembro. Ao contrário da maioria desses fenômenos, que têm origem em cometas, as Geminídeas vêm do asteroide 3200 Phaethon.

Durante o evento, fragmentos desse asteroide entram na atmosfera da Terra, gerando os famosos rastros luminosos.

Foto da Nasa no dia do seu aniversário; SAIBA como ver

Chuva de meteoros Geminídeas: quando e onde observar

Conforme o Observatório Nacional, a maior visibilidade acontece no início da madrugada e, especialmente no Norte do Brasil, no meio da madrugada.

O pico da atividade será entre as noites de quinta para sexta-feira (12 para 13 de dezembro) e de sexta para sábado (13 para 14 de dezembro).

A melhor janela para observação ocorre um pouco antes da meia-noite, quando a atividade é mais intensa e terá melhor observação. Para observar, é recomendado procurar áreas com pouca poluição luminosa e também longe da luz intensa da Lua Cheia.

VEJA VÍDEO: Bola de fogo? Meteoro cruza o céu da Rússia e transforma noite em dia

O fenômeno promete alcançar seu auge em horários específicos para cada região do Brasil. Veja cada uma delas:

  • Norte e Nordeste: a partir das 21h30min
  • Sudeste e Centro-Oeste: por volta das 23h
  • Sul: próximo da meia-noite às 23h59min

Chuva de meteoros Geminídeas: como observar

Não é necessário utilizar binóculos ou telescópios, pois os meteoros são visíveis a olho nu. Basta escolher um local adequado, ajustar os olhos à escuridão por cerca de 20 minutos e aguardar pelas popularmente conhecidas "estrelas cadentes".

O evento será mais visível em regiões do Norte, mas também pode ser observado em outras partes do Brasil, desde que as condições de visibilidade sejam favoráveis.

LEIA MAIS | Missão espacial revela imagens do Sol que podem surpreender

Para observar a Chuva de Meteoros das Geminídeas, astrônomos do Observatório Nacional recomendam direcionar o olhar para longe da Lua, que infelizmente estará muito brilhante nas noites de pico. O satélite natural ofusca cerca de 75% dos meteoros visíveis.

Com condições ideais, é possível ver até 150 meteoros por hora, mas é importante lembrar que a luz da Lua Cheia pode afetar a observação, reduzindo a visibilidade em algumas áreas.

Serviço

Pico da chuva de meteoros Geminídeas em 2024

Onde: Em todo o Brasil, mas com melhor visualização na região Norte
Quando: 12, 13 e 14 de dezembro de 2024

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

meteoro geminídeas astronomia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar