Última superlua do ano acontece hoje, 15; veja horário e como observar
Caso as condições climáticas ajudem, será possível ver a Lua maior e mais brilhante na noite desta sexta-feira, 15. O ápice da superlua acontecerá às 18h28min (horário de Brasília)A terceira e última “superlua” de 2024 poderá ser observada em todo o Brasil na noite desta sexta-feira, 15. Caso as condições climáticas ajudem, será possível ver a Lua maior e mais brilhante que o usual. O satélite natural estará perto de seu perigeu, ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Lua estará a cerca de 361.867 quilômetros (km) de distância da Terra. A superlua ocorre quando Sol e Lua estão alinhados em pontos opostos à Terra, o que deixa a face visível do satélite 100% iluminada.
Superlua: o que é?
Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, explica que o termo “superlua” não tem base científica, pois foi criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle. Ele apontou que o prefixo “super” seria aplicado à Lua cheia que ocorresse durante o perigeu ou próxima dele.
Segundo a pesquisadora, a superlua pode ocorrer nas fases cheia ou nova da Lua e aparecer de uma a seis vezes por ano. Ela acrescenta que as luas cheias surgem no horizonte, a leste, quando o Sol se põe a oeste.
Superlua hoje, 15: que horas observar?
O ápice da superlua acontecerá às 18h28min (horário de Brasília), podendo variar conforme os fusos horários, conforme o Observatório Nacional.
Para observar o fenômeno, não será necessário uso de equipamento astronômico. Porém, é recomendado procurar lugares afastados de poluição luminosa para conseguir enxergar a superlua.