'Feliz Ano Novo!': Marte comemora virada de ano e a próxima só será em 2026
Marte celebrou seu ano novo em 12 de novembro de 2024, iniciando o ano 38. O planeta leva 687 dias para completar sua órbita ao redor do Sol.A última terça-feira, 12, tornou-se uma data histórica para um dos planetas-irmãos da Terra, Marte. Nesse dia, o planeta vermelho celebrou sua virada de ano, entrando no ano 38. Como o dia em Marte tem rotações diferentes das da Terra, a próxima virada será somente em setembro de 2026.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Enquanto a Terra completa sua órbita ao redor do Sol em aproximadamente 365 dias, seis horas e nove minutos, Marte leva 687 dias terrestres para completar uma órbita ao redor da estrela. Assim, cada ano em Marte equivale a cerca de 22 meses terrestres.
A última vez que Marte comemorou seu ano novo foi em 26 de dezembro de 2022. E o próximo Ano Novo marciano levar[a quase dois anos, a partir dessa terça-feira, para acontecer.
A National Aeronautics and Space Administration (Nasa) publicou uma mensagem no X (antigo Twitter), a partir de seu perfil “Nasa Mars”, informando aos leitores que o planeta está inaugurando seu ano novo em 13 de novembro de 2024.
A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA escreveu: “Feliz Ano Novo… em Marte!”
Ano novo em Marte: “Feliz 38”
Quando celebrarmos o ano novo da Terra, na virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro de 2025, Marte já estará com mais de 10 meses em seu 38º ano.
“A convenção para contar os anos no calendário marciano começou em 1955, com o primeiro ano coincidindo com uma grande tempestade chamada ‘a grande tempestade de poeira de 1956’”, explica a Agência Espacial Europeia em comunicado.
Numerar os anos dá aos cientistas um ponto de referência comum que antecede a primeira missão de sobrevoo bem-sucedida em Marte — a Mariner 4, da NASA, em 1965. Desde então, a humanidade enviou uma sucessão de espaçonaves e rovers para visitar o planeta.
Ano novo em Marte: robô marciano deseja felicitações
O rover Perseverance, enviado pela Nasa em 2021 e que permanece ativo até hoje, também “desejou” um feliz ano novo em seu novo lar.
“Feliz Ano Novo em Marte! Esta é minha segunda viagem ao redor do Sol no Planeta Vermelho, e mal posso esperar pelo que ainda há para explorar e descobrir”, publicou no X.
Vida extraterrestre: estudo indica que lua de Urano pode ter reservas de água; SAIBA MAIS
O Perseverance pousou no planeta vermelho em fevereiro de 2021 e foi encarregado da tarefa de explorar a Cratera Jezero e investigar se alguma vez existiu vida no planeta e, se sim, o que a fez desaparecer.
O rover está atualmente subindo as encostas íngremes da cratera para alcançar sua borda. Espera-se que ele atinja a borda no início de dezembro.
Como Marte tem um ano mais longo que a Terra, isso se traduz em estações mais longas também. Isso significa que o inverno marciano é muito mais longo, limitando o acesso à luz solar.
Os rovers no planeta vermelho enfrentam desafios durante esse período e precisam conservar sua energia, pois há pouca luz solar para carregar seus painéis solares.