Encontro de Vênus e Antares hoje, 26: que horas e como assistir
Neste sábado, 26, o planeta Vênus e a estrela Antares se aproximarão ilusoriamente no céu; confira horário e como assistir fenômeno raro
00:10 | Out. 26, 2024
O chamado "romance celestial" acontece entre Vênus, o planeta mais quente do Sistema Solar, e a estrela Antares, a mais brilhante do céu noturno. O encontro "romântico" dos dois astros ocorre após o pôr do sol de hoje, sábado, dia 26 de outubro de 2024 (26/10/2024).
Segunda Lua é visível da Terra? É temporária? SAIBA tudo sobre minilua
De acordo com o astrônomo Marcos Calil, o encontro poderá ser observado a olho nu e registrado apenas com aparelhos celulares. Durante live transmitida na terça-feira, dia 22 de outubro, no YouTube pelo canal Urânia Planetário, o professor explicou como encontrar Vênus e Antares no céu.
Embora essa conjunção seja uma ilusão causada pela perspectiva da Terra, a proximidade visual entre os dois corpos celestes promete encantar observadores de todas as regiões do planeta. Com a luminosidade de Vênus contrastando com o brilho rubro de Antares, o céu noturno estará repleto de beleza e mistério.
Encontro de Vênus e Antares: horário e como assistir ao fenômeno
Segundo o astrônomo Marcos Calil, o evento poderá ser observado durante o anoitecer, após o pôr do sol deste sábado, dia 26 de outubro (26/10), caso o céu esteja limpo.
Conforme indicado pelo professor, o olhar do observador deve ir em direção ao horizonte oeste, onde o sol se pôs. O planeta Vênus estará logo acima e próximo dele estará a estrela mais brilhante do céu noturno, conhecida como estrela D'alva.
Após o tempo de duas horas e meia depois do pôr do sol, Vênus não ficará mais visível no céu e irá se pôr na mesma direção do sol.
Como encontrar Vênus
- 20 minutos após o pôr do Sol, basta olhar para cima no horizonte oeste.
Tempo de observação
- 2 horas e 30 minutos
Como tirar foto com celular (passo a passo)
- Abrir o aplicativo câmera;
- Ajustar para o modo noturno;
- Observar a cor de Vênus parecer prateada na câmera;
- Baixar brilho da luminosidade;
- Pressionar o botão e registrar foto.
- Se for da preferência do observador, pode-se usar filtros que melhorem a qualidade da imagem.
Depois da superlua azul, 2024 terá mais três fenômenos lunares; VEJA quando