Encontro de Vênus e Antares poderá ser visto dia 26; entenda fenômeno

Sábado, 26, acontece um fenômeno raro e brilhante no céu com a aproximação ilusória do planeta Vênus e estrela Antares; confira horário e como assistir

23:10 | Out. 23, 2024

Por: Danielle Christine
Fenômeno raro de encontro entre Vênus e Antares acontece sábado, 26 (foto: iStock / natural photography and illustration)

O chamado "romance celestial" acontece entre Vênus, o planeta mais quente do Sistema Solar, e a estrela Antares, a mais brilhante do céu noturno. O encontro ocorre sábado, dia 26 de outubro de 2024.

Segunda Lua é visível da Terra? É temporária? SAIBA tudo sobre minilua

De acordo com o astrônomo Marcos Calil, o encontro poderá ser observado a olho nu e registrado apenas com aparelhos celulares. Durante live transmitida na terça-feira, dia 22 de outubro, no YouTube pelo canal Urânia Planetário, o professor explicou como encontrar Vênus e Antares no céu.

Embora essa conjunção seja uma ilusão causada pela perspectiva da Terra, a proximidade visual entre os dois corpos celestes promete encantar observadores de todas as regiões do planeta. Com a luminosidade de Vênus contrastando com o brilho rubro de Antares, o céu noturno estará repleto de beleza e mistério.

Encontro de Vênus e Antares: horário e como assistir ao fenômeno

Segundo o astrônomo Marcos Calil, o evento poderá ser observado durante o anoitecer, após o pôr do sol, caso o céu esteja limpo.

Conforme indicado pelo professor, o olhar do observador deve ir em direção ao horizonte oeste, onde o sol se pôs. O planeta Vênus estará logo acima e próximo dele estará a estrela mais brilhante do céu noturno, conhecida como estrela D'alva. 

Após o tempo de duas horas e meia depois do pôr do sol, Vênus não ficará mais visível no céu e irá se pôr na mesma direção do sol.

Como encontrar Vênus

  • 20 minutos após o pôr do Sol, basta olhar para cima no horizonte oeste.

Tempo de observação

  • 2 horas e 30 minutos

Como tirar foto com celular (passo a passo)

  • Abrir o aplicativo câmera;
  • Ajustar para o modo noturno;
  • Observar a cor de Vênus parecer prateada na câmera;
  • Baixar brilho da luminosidade;
  • Pressionar o botão e registrar foto.
  • Se for da preferência do observador, pode-se usar filtros que melhorem a qualidade da imagem.

Romance celestial de Vênus e Antares: simbolismos mitológicos e astrológicos

Planeta Vênus

Vênus é o segundo planeta a partir do Sol e é frequentemente visível a olho nu, conhecido como a “estrela da manhã” ou “estrela da tarde”, dependendo de sua posição.

Na mitologia e astrologia antigas, Vênus está associada ao amor, beleza, fertilidade e harmonia, representando deusa do amor em várias culturas, como Afrodite na Grécia e Vênus em Roma.

Vênus simboliza, de modo geral, o desejo, a sensualidade, e os aspectos estéticos da vida, de acordo com o site Germanic Mythology.

Estrela Antares

Antares, a estrela mais brilhante da constelação de Escorpião, é uma estrela supergigante vermelha. Ela é uma das estrelas mais notáveis do céu, e sua cor avermelhada é semelhante à de Marte, o que lhe rendeu o nome “Antares”, que significa “anti-Ares” ou “rival de Marte” em grego, uma referência ao deus da guerra.

Na astrologia e mitologia, Antares simboliza transformação, poder, mistério e a luta entre vida e morte, sendo vista como uma estrela de natureza intensa e destrutiva, mas também de renascimento.

Simbolismo antigo da conjunção Vênus e Antares

Na tradição astrológica e mitológica antiga, uma conjunção entre Vênus e uma estrela importante como Antares era interpretada como um encontro entre o amor e a paixão (Vênus) com a força transformadora e destrutiva (Antares).

Segundo o site Germanic Mythology, este encontro pode simbolizar momentos de intensa paixão, transformação emocional, ou desafios nos relacionamentos, exigindo que se lide com aspectos ocultos ou reprimidos.

Em uma leitura simbólica, essa conjunção pode representar um momento de mudança profunda nos valores e nos desejos pessoais, onde o amor e a harmonia enfrentam um processo de transformação, possivelmente doloroso, mas necessário para o crescimento.

Depois da superlua azul, 2024 terá mais três fenômenos lunares; VEJA quando