Conheça Bennu, asteroide com maior risco de impacto com a Terra

Bennu, o asteroide mais perigoso conhecido, pode colidir com a Terra em 2182. A Nasa já trabalha para evitar o impacto, estudando formas de desviar da trajetória

O asteroide Bennu é uma joia científica, mas potencialmente perigosa: nenhuma outra rocha espacial tem uma probabilidade maior conhecida de atingir a Terra nos próximos 200 anos. Bennu é apelidado de “o asteroide mais perigoso do mundo” por ter a pontuação mais alta na Escala de Risco de Impacto.

Pesquisa indica ser possível usar bactérias para gerar alimento a partir de asteroides; ENTENDA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O risco de isso acontecer é de 1 em 2,7 mil. Esse risco parece baixo, mas é quase duas vezes mais provável do que alguém encontrar um trevo de quatro folhas (1 em 5 mil) ou mais de cinco vezes mais provável do que ser atingido por um raio (1 em 15,3 mil).

Sendo apenas um vigésimo do tamanho do asteroide que atingiu a Terra e matou os dinossauros, Bennu não destruiria a Terra ou mesmo a vida nela. No entanto, o asteroide deixaria uma cratera de quatro milhas (6,4 km) de largura e destruiria cidades próximas.

Asteroide Bennu: veja a eventual data da colisão com a Terra

Análises iniciais de missões guiadas pela Nasa forneceram algumas informações sobre a trajetória do asteroide. Bennu deve fazer seu próximo sobrevoo próximo à Terra em pouco mais de um século e pode entrar em rota de colisão com a Terra devido à atração gravitacional do nosso planeta.

Inicialmente, os cientistas calcularam que Bennu poderia passar por 26 “buracos de fechadura gravitacionais” em seu caminho — qualquer um dos quais poderia alterar sua trajetória para uma colisão com a Terra.

Segunda Lua é visível da Terra? É temporária? VEJA tudo sobre minilua

Se isso acontecer, Bennu terá a maior chance de colidir com a Terra em 24 de setembro de 2182, quase exatamente 158 anos a partir de agora. Caso isso ocorra, o impacto terá uma potência comparável a 22 bombas atômicas.

Asteroide Bennu: Nasa tem plano de colisão

De acordo com sites especializados, embora a ameaça de Bennu ainda esteja a séculos de distância, a Nasa já está empenhada em esforços para evitar esse cenário.

A agência espacial está na fase final de uma missão que busca desviar o asteroide de sua rota e, assim, evitar sua possível colisão com a Terra.

Asteroide Bennu: quinta força gravitacional

Em 2023, a missão OSIRIS-REx da Nasa retornou com sucesso uma amostra de poeira e rochas do asteroide. Embora essa amostra forneça percepções essenciais sobre o universo, os dados coletados pela missão também podem oferecer uma chance de explorar novas áreas da física.

Os dados da espaçonave, que investigou e coletou amostras do asteroide, estão fornecendo pistas sobre uma possível quinta força fundamental da natureza.

Essa força, se confirmada, se juntaria à gravidade, ao eletromagnetismo e às interações nucleares forte e fraca, indo além das teorias do Modelo Padrão da física.

Pesquisadores acreditam que essa quinta força poderia ser mediada por partículas ultraleves hipotéticas, possivelmente relacionadas à matéria escura, que ainda não foi detectada diretamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar