Nobel de Química 2024 premia pesquisas que decifraram estruturas de proteínas

Três pesquisadores foram contemplados com o Prêmio Nobel de Química nesta quarta, 9. Saiba quem são os premiados e por que ganharam

O prêmio Nobel de Química 2024 foi concedido ao americano David Baker pelo "design computacional de proteínas"; e para os pesquisadores Demis Hassabis e John M. Jumper por "preverem a estrutura da proteína". O prêmio foi anunciado nesta quarta-feira, 9 de outubro.

"Eles decifraram o código das incríveis estruturas das proteínas", segundo nota divulgada pela instituição do prêmio.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nobel de Química 2024: Saiba mais sobre os ganhadores

David Baker nasceu em 1962 em Seattle, Washington, Estados Unidos. Recebeu o pós-doutorado em 1989 pela Universidade da California. Atualmente é professor na Universidade de Washington. 

O britânico Demis Hassabis nasceu em 1976 em Londres, Reino Unido. Finalizou o doutorado em 2009 pela University College London, no Reino Unido. É CEO do Google DeepMind -  empresa britânica focada em pesquisas e desenvolvimento de máquinas de inteligência artificial. 

John M. Jumper nasceu em 1985 em Little Rock, Arkansas, Estados Unidos. Recebeu o pós-doutorado em 2017 pela Universidade de Chicago. Atualmente é cientista pesquisador sênior no Google DeepMind.

Nobel de Química 2024: entenda a pesquisa dos vencedores

Em 2003, David Baker utilizou aminoácidos Unidades formadoras das proteínas, compostas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.  para projetar uma nova proteína, diferentes de todas que eram conhecidas até o momento. Então, seu grupo de pesquisa produziu diversas proteínas que foram utilizadas em produtos farmacêuticos, vacinas, nanomateriais e pequenos sensores

A pesquisa de Demis Hassabis e John Jumper resolveu uma questão científica presente desde a década de 1970: tentar prever estruturas de proteínas a partir de aminoácidos.

Em 2020, eles apresentaram um modelo de Inteligência Artificial chamado AlphaFold2, que consegue prever a estrutura de praticamente todas as 200 milhões de proteínas que os pesquisadores identificaram.

Desde sua descoberta, o AlphaFold2 foi usado por mais de dois milhões de pessoas de 190 países.

Nobel de Química: Confira os ganhadores dos últimos anos

Nos últimos cinco anos, o Nobel de Química teve 13 ganhadores. Relembre os premiados.

Nobel 2024: veja os vencedores das outras categorias

Os anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024 ocorrem de 7 a 14 de outubro. A premiação tem seis categorias: Medicina ou Fisiologia, Física, Química, Literatura, Nobel da Paz e Economia.

A honraria pode ser dividida por até três pessoas. No caso do Nobel da Paz, uma organização também pode ser contemplada.

Todos os anúncios dos prêmios serão transmitidos ao vivo no site oficial (nobelprize.org) e nos canais digitais oficiais do Prêmio Nobel.

LEIA MAIS | Veja datas dos anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024

Nobel 2024: saiba mais sobre o prêmio

O Prêmio Nobel tem origem no testamento do inventor e empreendedor sueco Alfred Nobel. Em 27 de novembro de 1895, ele doou uma parte de sua fortuna para uma série de prêmios de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Essas eram as áreas em que ele mais se envolveu durante sua vida.

Depois de sua morte, em 1896, iniciou-se o processo de criação do prêmio, sendo os primeiros concedidos em 1901.

Em 1969, foi estabelecido o prêmio em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, criando uma nova categoria.

Desde 1901, os Prêmios Nobel não foram concedidos 49 vezes, sendo a maioria delas nos períodos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, “se nenhuma das obras em consideração for considerada da importância indicada no primeiro parágrafo, o dinheiro do prêmio será reservado até o ano seguinte.

Se, mesmo assim, o prêmio não puder ser concedido, o valor será adicionado aos fundos restritos da Fundação".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar