Nobel de Física 2024 premia descoberta que impulsiona a inteligência artificial
Os pesquisadores John Hopfield e Geoffrey Hinton foram contemplados com o Prêmio Nobel de Física nesta terça, 8. Saiba quem são os premiados e por que ganharam
07:00 | Out. 08, 2024
O prêmio Nobel de Física 2024 foi concedido ao pesquisador americano John Hopfield e ao pesquisador britânico Geoffrey Hinton. Estão sendo reconhecidos "pelas descobertas e invenções fundamentais que permitem o aprendizado de máquina com artificiais". Entenda o que é a pesquisa e os cientistas envolvidos.
"Eles treinaram redes neurais artificiais usando física", segundo nota divulgada pela instituição do prêmio. O prêmio de aproximadamente 1 milhão de dólares (cerca de R$5,8 milhões) será dividido igualmente entre os cientistas.
Nobel 2024: Conheça os ganhadores do prêmio de Física
John J. Hopfield nasceu em 1933 em Chicago, Illinois, Estados Unidos. Recebeu seu pós-doutorado em 1958 pela Cornell University, Ithaca, Nova York. Atualmente, é professor da Universidade de Princeton, Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Geoffrey E. Hinton nasceu em 1947 em Londres, Reino Unido. Recebeu seu pós-doutorado em 1978 pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido. E professor na Universidade de Toronto, Canadá.
Nobel 2024: Entenda as pesquisas dos ganhadores do prêmio de Física
Os dois ganhadores do Nobel de Física este ano desenvolveram pesquisas que serviram como base para o "aprendizado de máquina", usado para treinar os programas de Inteligência Artificial.
John Hopfield inventou uma rede que usa um método para salvar e recriar padrões. A rede Hopfield utiliza física para descrever as características de um material, utilizando principalmente imagens. Assim, quando a rede é alimentada com uma imagem distorcida ou imperfeita, ela trabalhará para encontrar imagem salva que é mais parecida com esta.
Geoffrey Hinton usou a rede Hopfield como base para uma nova rede que usa um método diferente: a máquina de Boltzmann, que pode aprender a reconhecer elementos característicos de qualquer tipo de dado. Seu trabalho foi responsável por iniciar o atual desenvolvimento explosivo do aprendizado de máquina.
Nobel de Física: Confira os ganhadores dos últimos anos
Nos últimos cinco anos, o Nobel de Física foi seguidamente entregue a trios de cientistas. Relembre os premiados:
- Nobel de Física 2023: Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier, por seus experimentos "para métodos experimentais que geram pulsos de attossegundos de luz".
- Nobel de Física 2022: Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger por suas descobertas no campo da mecânica quântica.
- Nobel de Física 2021: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi por seus trabalhos para compreender sistemas físicos complexos como a mudança climática da Terra.
- Nobel de Física 2020: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez por demonstrar a relação entre a teoria da relatividade geral e os buracos negros.
- Nobel de Física 2019: James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz pelo desenvolvimento teórico da cosmologia física e primeira descoberta de um planeta fora do Sistema Solar.
Nobel 2024: veja os vencedores das outras categorias
Os anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024 ocorrem de 7 a 14 de outubro. A premiação tem seis categorias: Medicina ou Fisiologia, Física, Química, Literatura, Nobel da Paz e Economia.
A honraria pode ser dividida por até três pessoas. No caso do Nobel da Paz, uma organização também pode ser contemplada.
Todos os anúncios dos prêmios serão transmitidos ao vivo no site oficial (nobelprize.org) e nos canais digitais oficiais do Prêmio Nobel.
LEIA MAIS | Veja datas dos anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024
Nobel 2024: saiba mais sobre o prêmio
O Prêmio Nobel tem origem no testamento do inventor e empreendedor sueco Alfred Nobel. Em 27 de novembro de 1895, ele doou uma parte de sua fortuna para uma série de prêmios de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Essas eram as áreas em que ele mais se envolveu durante sua vida.
Depois de sua morte, em 1896, iniciou-se o processo de criação do prêmio, sendo os primeiros concedidos em 1901.
Em 1969, foi estabelecido o prêmio em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, criando uma nova categoria.
Desde 1901, os Prêmios Nobel não foram concedidos 49 vezes, sendo a maioria delas nos períodos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, “se nenhuma das obras em consideração for considerada da importância indicada no primeiro parágrafo, o dinheiro do prêmio será reservado até o ano seguinte. Se, mesmo assim, o prêmio não puder ser concedido, o valor será adicionado aos fundos restritos da Fundação".
Leia mais