Nobel de Medicina 2024 premia estudos que descobriram o microRNA
Os estadunidenses Victor Ambros e Gary Ruvkun foram contemplados com o Prêmio Nobel de Medicina nesta segunda, 7. Saiba quem são os premiados e por que ganharam
06:49 | Out. 07, 2024
O prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia 2024 foi concedido aos pesquisadores estadunidenses Victor Ambros e Gary Ruvkun. Os dois são reconhecidos "pela descoberta do microRNA e seu papel na regulação gênica pós-transcricional". Entenda o que é a pesquisa e os cientistas envolvidos.
O Prêmio Nobel deste ano "homenageia dois cientistas pela descoberta de um princípio fundamental que rege como a atividade genética é regulada", segundo nota divulgada pela organização do prêmio.
Tem interesse em Ciência? CONFIRA aqui mais notícias relacionadas
Nobel de Medicina 2024: confira quem são os pesquisadores premiados
O pesquisador estadunidense Victor Ambros nasceu em 1º de dezembro de 1953 e ganhou o prêmio Nobel de Medicina 2024 como pesquisador da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos. Foi professor na Dartmouth Medical School de 1992 a 2007. Atualmente, é professor de Ciências Naturais na Escola de Medicina da Universidade de Massachussets.
Gary Huvkun nasceu em Berkeley, Califórnia, em 1952. Ele realiza pesquisas no Hospital Geral de Massachussets e na Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos, onde também é professor de Genética. Recebeu seu pós-doutorado em Harvard em 1982.
Nobel 2024: entenda as pesquisas dos ganhadores do prêmio de Medicina
Os órgãos e tecidos humanos consistem em diferentes tipos de células, cujas informações genéticas são armazenadas em seu DNA. A informação genética flui do DNA para o RNA mensageiro (mRNA), por meio de um processo chamado transcrição, e depois para a maquinaria celular para produção de proteínas.
Assim, originam-se os diferentes tecidos que formam os organismos multicelulares. Victor e Gary estudaram como este processo acontece e quais proteínas estão envolvidas.
No final da década de 1980, eles eram bolsistas de pós-doutorado no laboratório de Robert Horvitz, que recebeu o Prêmio Nobel em 2002, ao lado de Sydney Brenner e John Sulston.
Os pesquisadores estavam interessados em genes que controlam o tempo de ativação de diferentes programas genéticos, garantindo que vários tipos de células se desenvolvam no momento certo.
DNA de 10.000 anos atrás é decodificado pela primeira vez na África do Sul; ENTENDA
Para isso, eles estudaram o verme redondo C. elegans, que mede 1 milímetro de comprimento. Apesar de seu tamanho, C. elegans possui muitos tipos de células especializadas, como células nervosas e musculares, também encontradas em animais maiores e mais complexos.
Isso o torna um modelo útil para investigar como os tecidos se desenvolvem e amadurecem em organismos multicelulares.
Desenvolvendo pesquisas diferentes, Ambros e Ruvkun compararam suas descobertas, que deram origem a um novo princípio de regulação genética. Seus resultados foram publicados em 1993.
A ideia foi recebida pela comunidade científica com atraso. Hoje, sabe-se que há mais de mil genes para diferentes microRNAs em humanos e que a regulação genética por microRNA é universal entre organismos multicelulares.
Nobel de Medicina: Confira os ganhadores dos últimos anos
Nos últimos cinco anos, onze pesquisadores receberam a honraria. Relembre os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina dos últimos anos:
- Nobel de Medicina 2023: Katalin Karikó e Drew Weissman, por suas descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas de RNAm eficazes contra a covid-19.
- Nobel de Medicina 2022: Svante Pääbo, que sequenciou o genoma do neandertal e descobriu o hominídeo de Denisova.
- Nobel de Medicina 2021: David Julius e Ardem Patapoutian, que revelaram como o sistema nervoso central percebe na pele as sensações de quente e frio, o toque e os movimentos corporais.
- Nobel de Medicina 2020: Harvey J. Alter, Charles Rice e Michael Houghton, pela descoberta do vírus da hepatite C.
- Nobel de Medicina 2019: William G. Kaelin Jr, Sir Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza, por suas descobertas de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio.
Nobel 2024: veja os vencedores das outras categorias
Os anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024 ocorrem de 7 a 14 de outubro. A premiação tem seis categorias: Medicina ou Fisiologia, Física, Química, Literatura, Nobel da Paz e Economia.
A honraria pode ser dividida por até três pessoas. No caso do Nobel da Paz, uma organização também pode ser contemplada.
Todos os anúncios dos prêmios serão transmitidos ao vivo no site oficial (nobelprize.org) e nos canais digitais oficiais do Prêmio Nobel.
LEIA MAIS | Veja datas dos anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024
Nobel 2024: saiba mais sobre o prêmio
O Prêmio Nobel tem origem no testamento do inventor e empreendedor sueco Alfred Nobel. Em 27 de novembro de 1895, ele doou uma parte de sua fortuna para uma série de prêmios de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Essas eram as áreas em que ele mais se envolveu durante sua vida.
Depois de sua morte, em 1896, iniciou-se o processo de criação do prêmio, sendo os primeiros concedidos em 1901.
Em 1969, foi estabelecido o prêmio em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, criando uma nova categoria.
Desde 1901, os Prêmios Nobel não foram concedidos 49 vezes, sendo a maioria delas nos períodos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, “se nenhuma das obras em consideração for considerada da importância indicada no primeiro parágrafo, o dinheiro do prêmio será reservado até o ano seguinte. Se, mesmo assim, o prêmio não puder ser concedido, o valor será adicionado aos fundos restritos da Fundação".
Leia mais
-
Nobel da Paz iraniana Narges Mohammadi pede fim do silêncio diante da opressão das mulheres
-
Restos de Miguel Ángel Asturias, Nobel de Literatura, serão repatriados da França para Guatemala
-
Morre Alice Munro, vencedora do Nobel de Literatura, aos 92 anos
-
Nobel de Química estimula alunos da USP a seguirem carreira científica