Terra terá duas luas até novembro; entenda o fenômeno raro

Novo satélite orbitará o planeta durante algumas semanas a partir deste mês; entenda por que a Terra terá uma "segunda lua"

O pequeno asteroide 2024 PT5 vai orbitar a Terra por algumas semanas durante o mês de setembro. Com sua trajetória semelhante a um satélite, o astro é conhecido como “segunda lua”. O fenômeno foi publicado no periódico The Research Notes.

O asteroide vem do cinturão de Arjuna, que tem uma órbita próxima a da Terra ao redor do Sol. Ele se aproximará o bastante da Terra para orbitar brevemente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Terra terá duas luas: o que é uma minilua?

Miniluas são corpos celestes, como o asteroide 2024 PT5, que se aproximam da Terra devido a sua velocidade reduzida e podem ser capturados pela gravidade do planeta.

A “minilua” que chega esta semana terá uma órbita temporária ao redor da Terra: entre os dias 29 de setembro e 25 de novembro.

Depois deste período, o asteroide retornará ao cinturão Arjuna. Em comparação, a nossa Lua acompanha o planeta há cerca de quatro bilhões de anos.

LEIA MAIS | 2024: o ano em que o homem volta à Lua após meio século

Como observar a “segunda lua”?

Apesar de ficar na órbita terrestre por cerca de dois meses, o asteroide 2024 PT5 não será visível para a maioria das pessoas. Telescópios amadores e binóculos não podem detectá-lo por ser escuro e pequeno.

Observar o fenômeno só será possível com equipamentos profissionais. O fenômeno será analisado para estudos sobre os objetos do cinturão de asteroides Arjuna e como eles interagem com a Terra.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar