Cérebros de humanos e cães entram em "sincronia" durante troca de carinho, revela estudo

Cientistas identificaram "aumento drástico" na atividade intercerebral de humanos e cães durante troca de carinho, toque físico e mesmo em troca de olhares; entenda

17:45 | Set. 21, 2024

Por: Antoyles Batista
O nível de sincronia entre cão e humano é mais forte quando a afinidade é maior entre os dois (foto: Adobe Stock)

Um estudo publicado na última quarta-feira, 11, na revista Advanced Science, feito por cientistas da China e do Reino Unido, revela que os cérebros de cachorros e humanos se “sincronizam” com a troca de carinho e olhar mútuo.

Para chegar a esse resultado, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, analisaram simultaneamente a atividade cerebral de cães da raça beagle e de humanos. O monitoramento foi feito com o uso de eletroencefalograma durante cinco dias.

Os testes colocavam as espécies, que não tinham familiaridade, em situações diferentes. Em um momento, humanos e cães eram colocados na mesma sala onde havia interação entre eles; em outro, eram separados na sala sem interação. O terceiro cenário colocava os dois na mesma sala, porém, sem interação entre si.

Testes comprovam que cérebros de humanos e cães "sincronizam" durante troca de carinho e olhares

"Observamos que as correlações intercerebrais nas regiões frontal e parietal aumentaram drasticamente durante o olhar mútuo", dizem os autores da pesquisa divulgada pela revista Advanced Science.

Já no primeiro dos cinco dias em que o experimento ocorreu, percebeu-se que houve um aumento significativo das atividades intercerebrais nas regiões frontais e parietais dos pares (humano e cão) durante o contato físico e afetivo, além do olhar mútuo. 

Ademais, os cientistas perceberam que os cães têm a tendência de seguir interações iniciadas por humanos, sugerindo uma dinâmica de líder-seguidor.

Confira outras notícias relacionadas: