Asteroide maior que dois campos de futebol se aproximará da Terra em setembro
Nomeado de 2024 On, o corpo celeste é considerado pela Nasa como "potencialmente perigoso" e passará a menos de 1 milhão de quilômetros de distância da Terra; confira
17:18 | Set. 06, 2024
Um asteroide maior que dois campos de futebol e classificado como "potencialmente perigoso" passará próximo à Terra na segunda quinzena de setembro e poderá ser visto passando pelo céu ao atingir o pico de aproximação, previsto ainda para setembro.
Chamado de 2024 On, o corpo celeste tem um comprimento maior que o de dois campos de futebol juntos. Ele tem um diâmetro estimado de 220 a 480 metros e atende os critérios de classificação pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa) para objetos celestes "potencialmente perigosos".
Telescópio detectou o asteroide maior que dois campos de futebol se aproximando da Terra
Um telescópio do Virtual Telescope Project fez uma série de fotografias e pôde montar uma imagem que atestou a movimentação do corpo com trajetória "próxima" ao Planeta.
No momento em que a captura foi feita, o asteroide 2024 On estava a uma distância de cerca de 12,5 milhões de quilômetros da Terra e se aproximando.
A passagem do asteroide será visível da Terra
A distância mínima do Planeta que o asteroide alcançará será de cerca de 995 mil quilômetros da superfície terrestre, distância que equivale a 2,6 vezes a distância entre a Lua e a Terra.
O pico de aproximação se dará por volta das 7h19min (horário de Brasília) do dia 17 de setembro de 2024 e poderá ser visto no céu do Hemisfério Norte.
Evento que ocorre a cada década
O 2024 On foi descoberto em 27 de julho deste ano pelo Atlas Sky Survey e, devido ao tamanho acentuado tem sido monitorado. Em média, aproximações de corpos celestes semelhantes a essa acontecem uma vez a cada 10 anos.
A Nasa realiza o monitoramento constante de Objetos Próximos à Terra (NEOs na sigla em inglês) a fim de garantir a segurança do Planeta.
Leia mais
-
Satélite de mais de 2 toneladas deve cair na Terra nesta quarta-feira, 21
-
Asteroide Dimorphos, desviado em 2022, é um aglomerado de detritos
-
Telescópio James Webb bate próprio recorde ao encontrar galáxia mais distante conhecida
-
China e França lançam satélite para entender melhor o universo
-
Sonda chinesa decola da Lua e traz amostras do lado oculto do satélite
NEOs com comprimentos maiores que 150 metros e com aproximação de menos de 7,4 milhões de quilômetros da Terra são classificados como "potencialmente perigosos". Apesar disso, segundo a agência, o 2024 On não apresenta chances reais de colisão com a Terra.
Passagem de asteroide maior que dois campos de futebol será transmitida ao vivo
A passagem do asteroide próximo ao Planeta poderá ser assistida pelo público ao vivo em transmissão ao vivo no site do Virtual Telescope Project a partir das 16h30min (horário de Brasília) do dia 15 de setembro.