Setembro terá Superlua e Eclipse: veja calendário astronômico do mês
O nono mês de 2024 também será marcado pela presença de diversas conjunções e pelo Equinócio. Confira as previsões astronômicas de setembro
10:00 | Ago. 29, 2024
Diversos fenômenos marcam o calendário astronômico do mês de setembro de 2024. Um dos principais ocorre no meio do mês, quando acontece uma Superlua juntamente com um eclipse lunar parcial.
Confira a seguir os eventos astronômicos do mês de setembro conforme o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Astronomia em 2024: calendário de eventos imperdíveis no espaço; VEJA
Fenômenos astronômicos de setembro: Superlua em eclipse lunar parcial
Um dos eventos mais esperados do mês é a Superlua, que é a Lua Cheia de Perigeu, ou seja, mais próxima da Terra. A Lua poderá ser vista maior e mais brilhante durante toda a noite na constelação de Aquário.
Além disso, o eclipse lunar parcial poderá ser visto no mesmo dia em todas as Américas. No entanto, o evento deve ser muito tênue, com a Superlua sendo menos de 4% encoberta.
Quando: 17 de setembro, com o início do eclipse às 23h12min (horário de Brasília)
Fases da lua em 2024: CONFIRA calendário completo do ano
Fenômenos astronômicos de setembro: início do equinócio
O equinócio de setembro, para o hemisfério sul, marca o começo da primavera. Ele é o instante em que o Sol cruza a Linha do Equador fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão.
Quando: 22 de setembro, às 9h43min
Fenômenos astronômicos de setembro: cometa C/2023 A3
O mês também marca o periélio, ponto da órbita de um corpo que está mais próximo do Sol, do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS).
Este astro estará visível, por meio de binóculos e possivelmente a olho nu, em céus escuros na última semana de setembro, quando irá transitar pela constelação de Sextante, direção leste.
Quando: última semana de setembro, especificamente no dia 27
Foto da Nasa no dia do seu aniversário; SAIBA como ver
Astronomia: conjunções no mês de setembro
Conjunção é um termo utilizado tanto na astrologia quanto na astronomia e ocorre quando dois ou mais corpos celestes, como asteroides, estrelas, luas ou planetas, aparentam estar mais próximos um do outro quando vistos da Terra. Setembro terá uma série de conjunções; confira:
Conjunção entre Lua e Mercúrio
Conjunção entre Lua e Mercúrio na constelação de Leão. Os astros estarão muito próximos do horizonte oeste, durante o crepúsculo, antes do amanhecer.
Quando: 1 de setembro
Conjunção entre Lua e Vênus
Conjunção entre a Lua e Vênus antes do anoitecer, direção oeste, na constelação de Virgem. Lua, Vênus e estrela Spica formarão um trio celeste.
Quando: 4 e 5 de setembro
Conjunção entre Lua e Saturno
Conjunção entre a Lua e Saturno no começo da noite, direção leste, na constelação de Aquário no mesmo dia da Superlua em eclipse lunar parcial.
Quando: 17 de setembro
Conjunção entre Lua e Júpiter
Conjunção entre a Lua e Júpiter na metade da noite, direção leste, na constelação de Touro.
Quando: 23 de setembro
Conjunção entre Lua e Marte
Conjunção entre a Lua e Marte no começo da madrugada, direção leste, na constelação de Gêmeos.
Quando: 25 de setembro
LEIA TAMBÉM | Aranhas em Marte? Agência revela verdade por trás das manchas no planeta
Céu de setembro: o que observar?
Além destes eventos, será possível ver a olho nu as constelações de Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Águia (Aquila), Ofiúco (Ophiuchus), Boieiro, Cruzeiro do Sul, Centauro, Lobo, Triângulo Austral, Pavão (Pavo), Grou (Grus), Hércules, Lyra e Cisne (Cygnus).
Saturno e Netuno visíveis em setembro
Saturno estará visível como um ponto oval amarelado no dia 7 de setembro durante toda a noite na constelação de Aquário. Já Netuno poderá ser visto no dia 20 de setembro (com uso de pequenos telescópios em céus escuros) durante toda a noite na constelação de Áries.