Depois da superlua azul, 2024 terá mais três fenômenos lunares; veja quando

O próximo evento já está previsto para o mês de setembro e coincide com um eclipse lunar parcial. Veja a seguir quando acontece

A primeira superlua do ano ocorreu nesta segunda-feira, 19, e atraiu amantes do satélite natural da Terra. O fenômeno marca o início de uma série de eventos lunares que acontecerão em 2024.

Não há necessidade de equipamentos especiais para observá-los e o próximo já está previsto para o mês de setembro. Veja a seguir quando acontecem os seguintes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Astronomia em 2024: VEJA calendário de eventos imperdíveis no espaço

O que são superluas?

A superlua ocorre no momento em que a Lua (cheia ou nova) está mais próxima da Terra: o perigeu. O alinhamento torna o satélite mais brilhante e maior, justificando o termo "super".

“Superlua” não é um termo astronômico oficial e está aberto a diferentes interpretações. A observação depende do clima e pode ser feita em todo o mundo. 

Quando ocorrem as próximas Superluas de 2024?

Há três superluas ainda previstas para 2024, um deles coincide com o eclipse lunar parcial. Veja datas:

Lua da Colheita, em 18 de setembro

Lua da Colheita recebe esse nome, pois ocorre próxima ao equinócio de outono no Hemisfério Norte. Este ano a data coincide com um eclipse lunar parcial, no qual uma parte da Lua parece escurecida enquanto o restante permanece iluminado, semelhante a uma “mordida”.

Lua do Caçador, em 17 de outubro

A lua cheia de outubro, chamada Lua do Caçador, também é conhecida como Lua de Sangue. Acredita-se que a Lua do Caçador tenha recebido esse nome porque esta era uma época do ano para ir à caça e se preparar para o longo inverno no hemisfério norte.

Ela nasce mais cedo, logo após o pôr-do-sol e brilha dentro ou perto das estrelas das constelações Cetus e Peixes.

Lua do Castor, em 15 de novembro

Lua do Castor é um dos nomes tradicionais para a Lua Cheia de novembro, pois é o mês em que os castores se preparam para o frio. Ela é considerada uma superlua, pois o satélite aparecerá maior e mais brilhante que o usual.

LEIA TAMBÉM | Que horas são na Lua? Nasa pretende responder pergunta até 2026

Quando ocorre a próxima superlua azul?

Apesar do nome, a superlua azul não tem a cor azul quando aparece no céu. O fenômeno, na verdade, é uma combinação de dois eventos: uma superlua e uma Lua azul.

A superlua ocorre no momento em que a Lua (cheia ou nova) está mais próxima da Terra e, por isso, parece estar maior. Já "Lua azul" é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mês.

Cerca de 25% de todas as Luas cheias são superluas, enquanto apenas 3% das Luas cheias são Luas azuis. As próximas superluas azuis estão projetadas para acontecer de novo em 2037

Com informações do Star Walk


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar