Morte de aves mudou polinização de flores do Caribe após furacão, diz estudo

O furacão Maria em 2017 causou estragos na região caribenha e danos a diversas espécies. Entre elas, beija-flores responsáveis pela polinização

O furacão Maria em 2017 causou estragos em Porto Rico e prejudicou a biodiversidade das regiões vizinhas. Na ilha de Dominica, onde ele começou, houve uma mudança no ciclo de reprodução das plantas, como mostra artigo publicado nesta sexta, 12, na revista científica New Phytologist.

Os pesquisadores observaram perdas significativas na população do beija-flor caribe-de-garganta-púrpura (Eulampis jugularis), um importante polinizador da ilha. Cerca de 75% das aves não sobreviveram.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Quatro outras espécies de aves passaram a polinizar a ilha

As fêmeas da espécie do beija-flor eram as únicas a polinizar dois tipos de helicônias, flores comuns na região que refletem o tamanho e a curvatura do bico das aves. No entanto, em 2017, outras espécies também participaram do fenômeno, o que era incomum.

Cientistas do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima (CbioClima) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em parceria com universidades estrangeiras, acompanharam o processo de polinização das flores naquela região há cerca de 20 anos antes do furacão.

Eles concluíram que após o fenômeno de categoria cinco, outras quatro espécies de pássaros foram observadas visitando as flores estudadas.

Uma delas, a cambacica (Coereba flaveola) aumentou sua população e o peso corporal após o furacão Maria, sugerindo uma maior disponibilidade de recursos. Isso ocorreu porque, possivelmente, as helicônias não foram visitadas como antes pelos beija-flores caribe-de-garganta-púrpura.