Cometa visto pela última vez em 1956 passa pela Terra neste sábado

Um raro cometa, visto pela última vez há quase 70 anos, passará pela Terra neste fim de semana. O cometa 13P/Olbers será visível na noite de sábado, 6

Um cometa raro, visto pela última vez há quase 70 anos, passará pela Terra neste fim de semana. Os observadores do céu terão sua melhor chance de vislumbrar o fenômeno celestial no sábado, dia 6 de julho.

O cometa 13P/Olbers, nomeado em homenagem ao astrônomo Heinrich Olbers, foi identificado pela primeira vez em 1815. O avistamento do cometa é uma ocorrência periódica a cada 69 anos. Ele apareceu pela última vez no céu da Terra em 1956.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo; CONHEÇA

De acordo com a Nasa, o cometa é considerado um “Near Earth Asteroid” por causa da proximidade de sua órbita com a Terra, mas não é considerado potencialmente perigoso.

Nesta passagem, o cometa chegará a 1,9 unidades astronômicas de distância da órbita da Terra — 1,9 vezes a distância média entre a Terra e o Sol ou aproximadamente 284 milhões de quilômetros.

Cometa 13P/Olbers: como observá-lo?

O site StarWalk diz recomenda que os observadores usem binóculos ou um telescópio para ver o cometa no início da noite de sábado, dia 6.

Segundo os direcionamentos do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os melhores lugares para a observação do fenômeno estão no Norte e no Nordeste do Brasil, em locais sem poluição luminosa.

Cometa 13P/Olbers: próximo evento que agitará os céus

Julho também é conhecido como o mês da “Lua dos Cervos”, em referência ao crescimento dos chifres dos cervos machos.

Julho terá chuva de meteoros: VEJA calendário astronômico do mês

A seguir, confira os principais eventos astronômicos do mês, baseados nas observações feitas a partir de Brasília (DF) e informações do Laboratório do Valongo da UFRJ:

  • 15 de julho: Conjunção entre Marte e Urano antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Touro
  • 21 de julho: Lua Cheia conhecida como “Lua dos Cervos” às 07h29min
  • 27 de julho: Lua Minguante às 23h54
  • 30 e 31 de julho: Chuva de meteoros Alfa Capricornídeos, com poucos meteoros lentos
  • 31 de julho: Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas, a partir das 21h

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar