Cometa visto pela última vez em 1956 passa pela Terra neste sábado
Um raro cometa, visto pela última vez há quase 70 anos, passará pela Terra neste fim de semana. O cometa 13P/Olbers será visível na noite de sábado, 6Um cometa raro, visto pela última vez há quase 70 anos, passará pela Terra neste fim de semana. Os observadores do céu terão sua melhor chance de vislumbrar o fenômeno celestial no sábado, dia 6 de julho.
O cometa 13P/Olbers, nomeado em homenagem ao astrônomo Heinrich Olbers, foi identificado pela primeira vez em 1815. O avistamento do cometa é uma ocorrência periódica a cada 69 anos. Ele apareceu pela última vez no céu da Terra em 1956.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo; CONHEÇA
De acordo com a Nasa, o cometa é considerado um “Near Earth Asteroid” por causa da proximidade de sua órbita com a Terra, mas não é considerado potencialmente perigoso.
Nesta passagem, o cometa chegará a 1,9 unidades astronômicas de distância da órbita da Terra — 1,9 vezes a distância média entre a Terra e o Sol ou aproximadamente 284 milhões de quilômetros.
Cometa 13P/Olbers: como observá-lo?
O site StarWalk diz recomenda que os observadores usem binóculos ou um telescópio para ver o cometa no início da noite de sábado, dia 6.
Segundo os direcionamentos do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os melhores lugares para a observação do fenômeno estão no Norte e no Nordeste do Brasil, em locais sem poluição luminosa.
Cometa 13P/Olbers: próximo evento que agitará os céus
Julho também é conhecido como o mês da “Lua dos Cervos”, em referência ao crescimento dos chifres dos cervos machos.
Julho terá chuva de meteoros: VEJA calendário astronômico do mês
A seguir, confira os principais eventos astronômicos do mês, baseados nas observações feitas a partir de Brasília (DF) e informações do Laboratório do Valongo da UFRJ:
- 15 de julho: Conjunção entre Marte e Urano antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Touro
- 21 de julho: Lua Cheia conhecida como “Lua dos Cervos” às 07h29min
- 27 de julho: Lua Minguante às 23h54
- 30 e 31 de julho: Chuva de meteoros Alfa Capricornídeos, com poucos meteoros lentos
- 31 de julho: Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas, a partir das 21h