Peças de Lego feitas com meteorito ajudam em construção de base lunar

Os blocos são testes para, em breve, construir plataformas de lançamento e abrigos para astronautas na Lua. As peças são projeto em menor escala de possíveis tijolos espaciais

Pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) se inspiraram em peças de Lego para criar materiais de construção a partir da poeira de um meteorito de 4,5 bilhões de anos.

O experimento foi divulgado na quarta-feira, 26, e busca reduzir os custos de envio de materiais para a criação de bases na superfície lunar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para imprimir os "tijolos espaciais" em 3D e testar a ideia, os estudiosos moldaram pinos de conexão semelhantes aos das peças do brinquedo. Veja como funciona.

Blocos de Lego feitos com material espacial

A ideia é, em vez de levar materiais de construção até a lua, usar o que já está no satélite natural para construir uma base lunar.

A superfície da Lua é coberta com uma camada de rochas e fragmentos minerais conhecidos como regolito lunar. A hipótese dos cientistas é de que o material poderá ser usado para fazer tijolos espaciais.

O problema é que quase não há material lunar disponível na Terra para fazer experimentos. Por isso, os cientistas da ESA fizeram sua própria versão do regolito lunar moendo um meteorito de 4,5 bilhões de anos descoberto no noroeste da África há 24 anos.

A poeira do meteorito formou a base de uma mistura que foi então usada para imprimir em 3D alguns tijolos espaciais. Em fomato estilo Lego, os tijolos encaixam entre si.

LEIA TAMBÉM | Internet na Lua? Nasa e Nokia querem instalar rede de 4G no espaço

Base lunar com blocos de Lego?

Os elementos semelhantes a peças Lego são parte de um estudo para projetar e, em breve, construir plataformas de lançamento e abrigos para astronautas na superfície lunar.

Antes que as estruturas possam ser construídas no satélite, a ESA precisa se certificar se o material espacial pode ser realmente usado para criar blocos de construção. Por isso, estão sendo realizados testes em escala menor.

Aidan Cowley, porta-voz da ESA, declarou em nota que foi interessante experimentar a criação de peças com o material. "Nunca construíram uma estrutura na Lua, então temos que descobrir não apenas como construí-las, mas de que material fazê-las, já que não podemos levar nenhum material conosco”, relatou.

— European Space Agency (@esa) June 26, 2024

As peças ficarão expostas em algumas lojas selecionadas da companhia dinamarquesa até o próximo dia 20 de setembro. São cinco lojas nos Estados Unidos e outras unidades localizadas no Canadá, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Países Baixos e Austrália.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar