Camada de gelo é detectada nos maiores vulcões de Marte; entenda

Cientistas descobriram evidências de geada matinal nos vulcões da região de Tharsis, fenômeno antes considerado improvável; entenda

Contrapondo a percepção científica anterior sobre o clima de Marte, pesquisadores detectaram pela primeira vez evidências de geada nos maiores vulcões do Sistema Solar, localizados na região de Tharsis.

O estudo, publicado na revista Nature Geoscience, descreve uma fina camada de gelo que se mantém apenas algumas horas após o nascer do Sol, antes de evaporar. A geada constitui pelo menos 150 mil toneladas de água, valor equivalente a cerca de 60 piscinas olímpicas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“O que estamos vendo pode ser um remanescente de um antigo ciclo climático no (planeta) Marte moderno, onde houve precipitação e talvez até neve nesses vulcões no passado”, explica o autor principal da descoberta, Adomas Valantinas, para a Brown University, onde atua como pesquisador em seu pós-doutorado.

A região de Tharsis abriga diversos vulcões (Olympus, Arsia e Ascraeus Montes, e Ceraunius Tholus) e a pesquisa propõe, considerando a natureza sazonal improvável da liberação de gases vulcânicas, que a geada observada é de origem atmosférica.

Monte Érebo: vulcão na Antártida 'chove' R$ 32 mil em ouro por dia; VEJA

Camada de gelo é detectada: como geada chega ao topo dos vulcões?

A pesquisa descreve um transporte de vapor de água das altas latitudes para a área de Tharsis que pode ser facilitado por redemoinhos atmosféricos de grande escala.

“Este processo poderia ser ainda aumentado por fortes ventos ascendentes, impulsionados por uma combinação de efeitos térmicos e ondas gravitacionais de montanha, facilitando o movimento da umidade sobre as caldeiras vulcânicas”, explica a publicação.

Para os cientistas, a compreensão dos microambientes é essencial na hora de entender o ciclo hidrológico de Marte.

Erupção na Islândia: ENTENDA atividade de vulcão em Reykjanes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar