Eclipse solar: como assistir ao fenômeno nesta segunda, 8 de abril
O fenômeno não poderá ser visto no Brasil, mas a agência espacial dos EUA transmitirá o eclipse solar total ao vivo. Veja que horas começa e onde assistirTrês países conseguirão observar o eclipse solar total que ocorrerá hoje, 8 de abril: Canadá, México e Estados Unidos, todos na América do Norte. O Brasil não poderá acompanhar o fenômeno de perto, mas haverá uma transmissão online.
O fenômeno acontece quando a Lua fica posicionada entre o Sol e a Terra, bloqueando a face da estrela central do Sistema Solar por um momento. Em solo estadunidense, o evento promete ser histórico: é o último eclipse solar total até agosto de 2044.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Confira que horas começa e onde acompanhar o fenômeno.
Eclipse e meteoros em abril de 2024: VEJA calendário astronômico
Eclipse solar: que horas começa?
Conforme o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42min, atingirá o máximo às 15h17min e terminará às 17h52min, no horário de Brasília.
Segundo a agência espacial norte-americana Nasa, a visibilidade do fenômeno começará na costa do Pacífico do México, passando pelos Estados Unidos e Canadá.
Eclipse solar: o que pode e não pode fazer no fenômeno; VEJA cuidados
Eclipse solar: onde assistir ao fenômeno
A Nasa transmitirá o eclipse solar total por meio de suas redes sociais, incluindo uma live no YouTube a partir das 14 horas (horário de Brasília), em inglês.
Enquanto o público espera a chegada do fenômeno, a agência também compartilhará conversas com especialistas e vistas telescópicas do eclipse de vários locais ao longo do caminho. Perguntas poderão ser enviadas no chat usando a hashtag #askNASA.
Próximos eventos astronômicos
Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.
Porém, um eclipse solar total será visto pelos brasileiros em 12 de agosto de 2045, com ápice previsto para ocorrer às 16h19, com o disco solar coberto em sua totalidade por 2 minutos e 44 segundos. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125.
Em abril deste ano, o planeta ainda testemunhará no dia 8 a Super Lua Nova. Uma chuva de meteoros deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente