Tubarão fantasma: nova espécie de peixe é descoberta na Tailândia
O peixe está entre as mais antigas linhagens existentes e vive em águas escuras, alimentando-se de animais que vivem no fundo do mar. Conheça a espécie
15:13 | Abr. 01, 2024
Uma nova espécie de “tubarão fantasma” com olhos brilhantes foi descoberta na costa da Tailândia. O peixe cartilaginoso, conhecido como “quimera”, é membro da mais antiga ordem de vida marinha ainda viva na Terra.
Os cientistas descreveram a descoberta em artigo publicado em 6 de março na revista Raffles Bulletin of Zoology. O tubarão apresenta uma cabeça grande, barbatanas emplumadas e olhos que parecem mudar de cor quando vistos de diferentes ângulos.
Cientistas do Pacific Shark Research Center (PSRC) capturaram a espécie entre 772 metros e 775 metros abaixo da superfície do mar de Andamão, cuja costa é formada por Birmânia, Tailândia e Malásia.
O peixe de aparência macabra tem quase 60 centímetros de comprimento e possui uma cauda longa e pontiaguda.
LEIA TAMBÉM | Estudo mostra descoberta de nova espécie de peixe-nuvem em Aquiraz
Tubarão fantasma: espécie pode crescer até 2 metros de comprimento
A espécie vive em águas escuras, alimentando-se de animais que vivem no fundo do mar, como crustáceos, moluscos e vermes. Algumas espécies da linhagem podem crescer até 2 metros de comprimento.
Os olhos grandes ocupam mais de 30% da cabeça do animal e o ajudam a enxergar nas águas escuras. A pele marrom-escura não apresenta linhas ou padrões perceptíveis e ele possui também um espinho dorsal no topo da cabeça.
David Ebert, autor principal do estudo e diretor do programa do PSRC da Universidade Estadual de San Jose, na Califórnia, observou ser raro encontrar tubarões fantasmas nas águas tailandesas.
“A sua natureza profunda torna-os difíceis de encontrar, especialmente no Mar de Andaman, onde as profundidades em algumas áreas excedem os 14.500 pés (4,42 km)”, disse ele ao Words Side Kick.
LEIA TAMBÉM | Especialistas garantem ter visto tubarão-branco recém-nascido na Califórnia
Tubarão-fantasma: uma das linhagens mais antigas existentes
Segundo o pesquisador, essa espécie está entre algumas das mais antigas de peixes, com uma linhagem que remonta a 300 e 400 milhões de anos.
“A descoberta de novas espécies como esta nos mostram que pouco sabemos sobre o ambiente marinho e quanto ainda há a ser explorado”, completou Ebert.
Devido à dificuldade em acessar os habitats das quimeras, poucas espécies são conhecidas. O pesquisador deixa claro que antes da descoberta, havia apenas 53 espécies registradas no mundo.
A equipe observou a fundo os dados genéticos de um tubarão fantasma e conduziu análises morfológicas até chegar a conclusão que se tratava de uma espécie nunca estudada antes.
Com Informações da revista Raffles Bulletin of Zoology