Telescópio James Webb captura imagem de sol 'criança'; entenda

Foto pode ser considerada inédita pois é a imagem com melhor resolução já registrada desse astro, equivalente ao nosso Sol quando era 'criança'; entenda

O telescópio espacial James Webb capturou uma imagem inédita do astro HH211. Nela é possível ver uma estrela jovem, equivalente ao nosso Sol quando era “criança”, expelindo matéria em forma de dois jatos. A resolução do registro é de 5 a 10 vezes maior que qualquer imagem anterior desse astro.

O HH211 pode ser considerado como o equivalente ao nosso Sol quando era “criança” por ter apenas algumas dezenas de milhares de anos e uma massa de 8% do que o nosso Sol possui atualmente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os jatos que são vistos na imagem são chamados de bipolares, pois se movem em direções opostas. Esse é um fenômeno observado em estrelas jovens e núcleos de galáxias, formados por material ejetado a velocidades muito altas.

Nasa fala da importância da imagem de sol 'criança'

Segundo a Nasa, agência espacial norte americana, a imagem é uma excelente oportunidade para estudar as estrelas recém-nascidas e seus fluxos.

Ainda, informaram que as estruturas de saída da parte interna do HH211 atingem uma velocidade entre 80 e 100 quilômetros por segundo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

astronomia james webb sol criança nasa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar