Arma usada em chacina em Viçosa já havia sido utilizada em homicídio
Informação foi revelada pelo governador Elmano de Freitas, que afirmou que equipamento comprado pelo Governo do Estado permitiu a identificação balísticaUma arma de fogo usada na chacina que deixou oito mortos em Viçosa do Ceará (Serra da Ibiapaba) na última quinta-feira, 20, já havia sido utilizada em um homicídio semanas atrás. A informação foi revelada nesta segunda-feira, 24, pelo governador Elmano de Freitas (PT), durante a saída de 61 equipes para operação de patrulhamento na Região Metropolitana de Fortaleza.
A declaração de Elmano foi feita após ele ser questionado por O POVO sobre investimentos do Governo do Estado nas áreas de inteligência, investigação e prevenção social. O governador disse que o Estado tem feito um investimento “muito grande” nessas áreas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Eu mesmo fiz investimentos de mais de 15 milhões de reais só em equipamentos para a Perícia Forense, para ter o que há de mais moderno”, afirmou Elmano. “Esse próprio equipamento nos permitiu descobrir que a arma que foi usada em Viçosa do Ceará (na chacina de quinta-feira) tinha sido usada em outro homicídio semanas anteriores”.
O governador também mencionou investimento em computadores utilizados para fazer o estudo e a análise de dados que permitam identificar lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Estado.
Leia mais
“E política social, nós somos o Estado que mais tem transferência de renda no Brasil. É com o Ceará Sem Fome, é com os programas sociais do Vale Gás e o Estado do Ceará tem hoje o saldo positivo de quase 70 mil empregos que é para garantir a oportunidade ao nosso povo”, afirmou o governador.
“Agora mesmo, eu acabei de fazer um anúncio de ampliação de investimentos no Interior do Ceará, de uma indústria em Itapipoca (Litoral Oeste) para gerar oportunidade ao nosso povo”, disse Elmano.
“O que nós temos que ter, isso é muito claro: o nosso projeto é um projeto para dar mais oportunidades com a educação, com política social mas tem uma posição muito firme de que aqueles que resolveram entrar para o crime terão da nossa parte a mão dura da Lei, das forças de segurança para garantir, paz e tranquilidade ao nosso povo”.
Chacina em Viçosa do Ceará
Até o momento, uma pessoa foi presa suspeita de envolvimento na chacina em Viçosa do Ceará na última quinta-feira. O suspeito, que tem 51 anos, mas não teve o nome divulgado, confessou ter indicado a localização das vítimas para os executores. Ele foi preso na sexta-feira, 21, em Parnaíba-PI.
Conforme apuração da Polícia Civil, o principal alvo do crime era Ana Caroline de Sousa Rocha, de 23 anos, morta na ação. Uma testemunha informou que ela era integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Além de Ana Caroline, morreram na chacina: André Madeira Olivindo Júnior, de 21 anos; Francisco Luan Brito da Silva, de 26 anos; Geovane de Amorim Silva, 18 anos; Ingrid Ivine de Souza Rocha, de 16 anos; Isamara de Sousa Rodrigues, de 25 anos; e Júlio Félix Rodrigues, de 24 anos.