Várzea Alegre: chuva aumenta preocupação e demanda novas ações da prefeitura
Um comitê foi criado para arrecadar e gerenciar donativos para as famílias que estão desalojadas, são aproximadamente 54 famílias
19:20 | Mar. 16, 2022
Entre essa terça-feira, 15, e esta quarta-feira, 16, o município de Várzea Alegre, a 424,9 quilômetros de Fortaleza, voltou a registrar fortes chuvas, com acumulados entre 90 a 150 milímetros, na região. O último fim de semana no município foi marcado também pelas fortes precipitações, mais de 200 mm. O registro ocasionou inundações nas residências próximas ao açude Canindezinho, no distrito de Caraíbas, e rompimento de barragens.
Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, nesta quarta-feira, 16, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), informou que uma força-tarefa foi criada no município, com ações da prefeitura e de outros órgãos governamentais para minimizar os efeitos da enchente e auxiliar pessoas desabrigadas.
Conforme o prefeito, ontem o município apresentava um cenário tranquilo para as chuvas, no entanto, as fortes precipitações retornaram nesta quarta-feira, 16. “Desde às 5 horas que a gente está monitorando açude, abrindo sangradouro, fazendo paliativos e buscando alternativas para tentar minimizar o impacto dessa chuva em Várzea Alegre”, disse.
Leia mais
Devido aos últimos registros, a gestão municipal segue com uma equipe de infraestrutura atenta em toda a cidade, principalmente nas regiões rurais. Os locais contam com máquinas, como retroescavadeiras, caçambas, além da mobilização de pessoas para mão de obra no local a fim de tentar minimizar as consequências das fortes chuvas na região.
Um comitê solidário também foi criado para arrecadar e gerenciar donativos para as famílias que estão desalojadas, são aproximadamente 54 famílias só no distrito de Canindezinho. Algumas comunidades ainda estão sendo atendidas com o uso de barcos e helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Confira no final desta matéria como realizar as doações ao Comitê.
De acordo com Zé Helder, o objetivo do Comitê, formado pela Defesa Civil, prefeitura, secretarias municipais e demais órgãos, é ajudar as famílias desabrigadas por meio de arrecadação de recursos. “A intenção com esses recursos é reparar as famílias com reposição de materiais, como colchões, fogões e móveis que foram levados pelas correntezas. E também fazer depois alguma reforma e consertos nas residências que foram afetadas", explica.
Demais recursos municipais, estaduais e federais serão solicitados para reconstruir a malha viária que foi afetada, como aterros e pontes, com a finalidade de reconstruir essa acessibilidade para pessoas que moram nos distritos que foram atingidos.
“Essa demanda de ordem maior e de estrutura das comunidades, a gente quer fazer naturalmente com recurso público de forma planejada, com engenharia adequada, até fazendo correções em alguns equipamentos”, informa Zé Helder.
Leia mais
Chuvas no Ceará
Pelo segundo dia consecutivo, o Ceará registrou chuvas em cerca de 150 municípios. Os dados são do balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta quarta-feira, 16.
Nas últimas 24 horas, os municípios que tiveram os maiores acumulados de precipitações foram: Tarrafas (118 mm), Lavras da Mangabeira (114 mm), Várzea Alegre (113 mm) e Novo Oriente (111 mm).
Entre a segunda-feira, 14, e terça-feira, 15, os destaques foram para os municípios da região do Cariri, no sul do Estado: Jardim (106 mm) e Santana do Cariri (82 mm). Em Fortaleza, o volume registrado foi de 33 mm.
Conforme a Funceme, até a próxima sexta-feira, 18, o Ceará deverá apresentar precipitações em todas as regiões, com destaque para Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba.
Doações
Caixa Econômica Federal
Agência - 4413
Operação - 013
Conta - 18866-0
Pix
06205072000151 (CNPJ)
Doações de mantimentos podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, no CSU, no bairro Juremal, em Várzea Alegre. Para mais informações sobre doações, ligar para o número (88) 99467 5762 - Assistência Social.