Quarto maior reservatório do Ceará, Açude Araras chega a 99,76% de capacidade
O açude sangrou pela última vez há três anos
21:48 | Abr. 09, 2023
Quarto maior reservatório hídrico do Ceará, o açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, está com 99,76% da capacidade. Localizado em Varjota, a 262 quilômetros de Fortaleza, o açude tem capacidade para armazenar até 859 milhões de metros cúbicos de água. A barragem sangrou pela última vez há quase três anos, no dia 23 de abril de 2020.
A população da cidade espera a sangria da barragem acompanhando imagens do vertedouro do açude por meio de uma live no Youtube.
Em imagens recebidas pelo O POVO na noite de domingo, 9, é possível ver a água descendo pelo vertedouro. No entanto, a ação dos ventos fez com que a água passasse pela estrutura, mas ainda não há um fluxo contínuo que caracterizaria o sangramento. De acordo com a gerência regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) de Sobral, faltam cerca de três centímetros para o açude verter. A expectativa é que isso aconteça ainda nesta segunda-feira, 10.
Outros 11 reservatórios estão na iminência de transbordar, com níveis acima de 90%, segundo informa o Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Cogerh. Por outro lado, 37 açudes operam com menos de 30% da capacidade.
Situado sobre o leito do rio Acaraú, o Araras também corta os municípios de Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria. A água do açude é usada para atividades ligadas a piscicultura e supre o abastecimento humano nas cidades de Reriutaba, Ipu, Hidrolândia e Varjota. O reservatório foi construído em 1951 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e desde então possui grande relevância socioeconômica para a região Norte do Ceará.
ERRAMOS: diferentemente da primeira versão desta matéria, o açude Araras não sangrou nesse domingo, 9. Nesta segunda, 10, o reservatório chegou a 99,76% da capacidade.
Leia mais
Atualizada às 9h25