Umirim registra maior chuva do Ceará nesta sexta-feira, 17

Principais volumes se concentraram no centro-norte do Estado. Cariri é a única região sem chuvas até o momento

O município de Umirim, a 98 quilômetros (km) de Fortaleza, registrou a maior chuva do Ceará nesta sexta-feira, 17, conforme dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com precipitações de até 86 milímetros (mm), a cidade liderou a lista dos principais volumes do Estado no período de levantamento, entre as 7 horas dessa quinta, 16, e as 7 horas desta sexta, 17. Maranguape, com 84,1 mm, teve o segundo maior registro, seguido de Pacatuba, que apresentou 81,1 mm.

Com o segundo maior acumulado do Estado até então, as chuvas em Maranguape resultaram em transtornos para os moradores da comunidade Alto dos Marianos, localizada dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) do município.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Quatro casas foram atingidas por um deslizamento de terra no local, uma delas chegando a apresentar rachaduras na parede. 

Com 67 municípios informados até o momento, apenas a região do Cariri não registrou chuvas.

Os maiores volumes de precipitação do Ceará se concentraram na região Centro-Norte do Estado. No entanto, a macrorregião que apontou chuvas em mais cidades foi o Sertão Central e Inhamuns, com 15 localidades. Os dados seguem em atualização.

Previsão do tempo

O cenário chuvoso deve se manter em territórios cearenses pelo menos até o próximo domingo, 19. Segundo previsão da Funceme, o céu deve variar entre nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as macrorregiões até o fim desta sexta.

Para o sábado, 18, e domingo, 19, a expectativa é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todo o Estado, com chuva isolada no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Ibiapaba. As demais regiões têm baixa possibilidade de precipitações isoladas.

A Funceme também explica que as chuvas do fim de semana devem ocorrer em períodos específicos do dia em cada região, sem registros prolongados por muitas horas. A intensidade da precipitação, em geral, deve variar de fraca a moderada, ocasionalmente forte

Os volumes devem ser ocasionados pelo avanço de áreas de instabilidade atmosférica oriundas do oceano Atlântico, proveniente da atuação de um Cavado Meteorológico no leste do Nordeste do Brasil. O fenômeno consiste em uma região de alongamento de uma baixa pressão em superfície, não fechada, que facilita a instabilidade do ar e a formação de nuvens.

Além deste cavado, efeitos locais como sistema de brisa, temperatura e disponibilidade de umidade, também podem contribuir para precipitações no Estado.

Veja lista das 10 cidade com maiores chuvas no Estado:

  • Umirim: 86 mm
  • Maranguape: 84,1 mm
  • Pacatuba: 81.1 mm
  • São Gonçalo do Amarante: 77,2 mm
  • Maracanaú: 70 mm
  • Uruburetama: 65.4 mm
  • Horizonte: 55 mm
  • Pentecoste: 54 mm
  • Guaiúba: 54
  • Itapipoca: 43

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva maiores chuvas precipitacoes quadra chuvosa. deslizamento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar