Ponte na Praia de Guajiru está danificada e prejudica trânsito de pessoas e veículos
Secretaria de Obras Públicas do Governo do Ceará (SOP) informou que a previsão de conclusão de reparo do equipamento é até o fim de julho; local está com estrutura danificada há cerca de um mês
15:34 | Jul. 05, 2022
Uma ponte que dá acesso à Praia de Guajiru, assim como o centro da comunidade, no município de Trairi, a 124 quilômetros de Fortaleza, está com a estrutura danificada desde o começo de junho. As informações são de moradores da região que estão solicitando com urgência a reparação do equipamento. A ponte, localizada na avenida Doca Malaquias, extensão da CE-346, é a principal via que dá acesso à comunidade de Guajiru. De acordo com a Secretaria de Obras Públicas do Governo do Ceará (SOP), previsão de reparo é até o fim de julho.
Conforme um dos moradores da região, que preferiu não se identificar, a situação vem prejudicando residentes, comerciantes e turistas do local devido a dificuldade do acesso à região litorânea. A situação também prejudica quem precisa se deslocar diariamente da comunidade para regiões vizinhas, como a Praia de Flecheiras e centro de Trairi.
“Restaurantes estão todos prejudicados porque eles ficam depois da ponte. Pessoas que participam de um projeto social em uma região vizinha não conseguem mais ir para as atividades por conta disso. As pessoas do outro lado da ponte não conseguem mais acessar o centro de Guajiru”, comenta o morador.
Ele também relata que o problema da ponte danificada está ligado à passagem de caminhões com materiais de construção sob a ponte. “A maioria do asfalto urbano não suporta um carro de 64 toneladas. Aí os caras transitam com aqueles caminhões na região. Não existe uma regulamentação de tara, pois tinha que ter porque é uma vila de pescadores”, aponta.
Outro morador do entorno, que também não quis se identificar, informou que um desvio foi colocado pela Prefeitura de Trairi como forma temporária de acesso à comunidade. Entretanto, ele destaca que nem todo veículo consegue acessar a rota devido algumas vias serem estreitas. O morador também informa que há perigo de algumas de pessoas que não conhecem a região se perderem ao tentarem acessar o desvio.
Em imagens enviadas ao O POVO, é possível ver cones de sinalização evitando a passagem pela ponte no sentido Praia de Guajiru ao centro de Trairi. Para quem tenta retornar à comunidade de Guajiru, há uma placa indicando o temporário. O percurso, tanto da ida como da volta, dura cerca de 2 minutos de carro.
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Trairi (Seinfra) disse que foi informada da situação por moradores da Praia de Guajiru no dia 8 de junho, e que foi acionado a equipe de engenharia da pasta, que “detectou e ratificou as avarias no equipamento”.
A pasta destacou que, devido o equipamento estar localizado na avenida Doca Malaquias, extensão da rodovia CE-346, o caso é de competência da Secretaria de Obras Públicas do Governo do Ceará (SOP), e que informou sobre as demandas do equipamento para as devidas correções e reformas fossem realizadas.
Segundo a Seinfra, no dia 9 de junho, a SOP enviou técnicos que realizaram inspeção, levantamentos topográficos e estudos adicionais, optando pela demolição do equipamento no dia 10 de junho.
“Fomos informados pelo seu gerente regional em contato recente, que a estrutura de ferragens da ponte, está em fase de acabamento para instalação, concretagem e conclusão em um prazo de 30 dias. A contar da presente data, onde serão realizadas adaptações para receber o passeio de pedestres (visto que não havia), trazendo segurança e proteção a todos que trafegam por aquela via”, conclui nota da pasta.
Também procurada pelo O POVO, a SOP informou “que desde a semana passada está com equipe trabalhando na reforma e ampliação da ponte que dá acesso ao centro da Praia de Guajiru, em Trairi, localizada na avenida Doca Malaquias, na CE-346. Além de reformada, a ponte será ampliada de 6 metros para 10 metros, com a inclusão ainda de passeio para pedestre. A previsão de conclusão é até o fim de julho”.