Tejuçuoca tem situação de emergência reconhecida devido à estiagem

Além da cidade cearense, 18 municípios brasileiros tiveram situação de emergência reconhecida. Cidades podem solicitar recursos para ações de resposta contra desastres

09:46 | Mar. 26, 2024

Por: Taynara Lima
Munícipio de Tejuçuoca teve situação de emergência reconhecida devido à estiagem. Medida foi publicada em portaria na edição desta quarta-feira, 26, do Diário Oficial da União (foto: Reprodução/Aprece)

A cidade de Tejuçuoca, localizada a 148,5 quilômetros de Fortaleza, teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido à estiagem. A portaria foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, na edição desta terça-feira, 26, do Diário Oficial da União.

Segundo Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as principais diferenças entre estiagem e seca estão relacionadas ao período de duração e à quantidade de chuvas

A estiagem ocorre quando é possível observar interrupções ou períodos em que, normalmente, não há ocorrência de chuvas. 

Neste ano, além de Tejuçuoca, outros municípios cearenses tiveram situação de emergência reconhecida por causa da estiagem, como Alto Santo, Caucaia, Catunda, Crateús, Monsenhor Tabosa e Pedra Branca.

Além da cidade cearense, a portaria publicada nesta terça-feira reconhece outros tipos de desastres em municípios de nove estados do Brasil: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Dentre os fatores apontados pela portaria, estão chuvas intensas, estiagem e doenças infecciosas virais.

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, os municípios reconhecidos podem solicitar recursos para ações de resposta contra esses desastres.

Veja as cidades que tiveram situação de emergência reconhecida (26/3):

Candiba (BA): Estiagem

Irajuba (BA): Estiagem

Poções (BA): Estiagem

Tanhaçu (BA): Estiagem

Tejuçuoca (CE): Estiagem

São João do Soter (MA): Chuvas intensas

São Francisco (MG): Chuvas intensas

Itaporanga (PB): Estiagem

Ouro Velho (PB): Estiagem

Sumé (PB): Estiagem

Várzea Branca (PI): Estiagem

Araruna (PR): Doenças infecciosas virais

Maripá (PR): Doenças infecciosas virais

Peabiru (PR): Doenças infecciosas virais

Frederico Westphalen (RS): Doenças infecciosas virais

Iraí (RS): Doenças infecciosas virais

Florianópolis (SC): Doenças infecciosas virais

Poço Verde (SE): Estiagem