Suspeito de matar onça-parda no interior do Ceará é indiciado por crime ambiental
O agricultor de 33 anos disse ter se arrependido da ação e afirmou ter matado a onça para defender o gado
19:21 | Nov. 05, 2021
Um agricultor de 33 anos foi indiciado pela Polícia Civil por crime ambiental que resultou na morte de uma onça-parda, na última terça-feira, 2, na localidade de Timbaúbas, em Tarrafas. O suspeito confessou o crime ambiental e afirmou ter se arrependido da ação. Ele afirmou ter matado a onça para proteger o gado da propriedade.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Delegacia Municipal de Assaré começou as diligências sobre o caso depois que imagens de agressão ao animal foram compartilhadas em redes sociais. A onça morta era de uma espécie rara do Nordeste e tem risco de extinção.
A investigação da Polícia Civil identificou que o suspeito cuidava de um gado e percebeu a aproximação da onça, que estava cercada por cachorros da propriedade.
Conforme a Polícia Civil, o agricultor teria atirado com uma espingarda e, com apoio dos vizinhos, resgatou o corpo. O agricultor esteve na delegacia e prestou depoimento. Ele confirmou a participação no caso e afirmou que havia se arrependido. Ainda relatou que o interesse era proteger o gado. Ele foi indiciado por crime ambiental, e o caso será encaminhado à Justiça.
Onça parda
A onça-parda, também conhecida como puma concolor, é considerada o segundo maior felino do Brasil, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com a entidade, a ocupação urbana desordenada e a destruição do meio ambiente pelo ser humano são os principais fatores pelo declínio populacional da espécie.
Leia mais
-
Homem mais procurado de Programa de Recompensa do Ceará tinha características de "cangaceiro"
-
Secretário da Saúde alerta sobre possível terceira onda e convoca população para se vacinar
-
Homem preso por Chacina de Ibaretama veio para Fortaleza após o crime
-
Ceará deve vacinar mais de 2 milhões de animais contra a raiva neste sábado; vacina não tem contraindicações
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui