Prazo de consulta pública sobre o patrimônio de Sobral termina na próxima sexta, 29
Interessados devem enviar sugestões e comentários no formulário disponível no site do Iphan
19:07 | Nov. 22, 2024
Chega ao fim na próxima sexta-feira, 29, a consulta pública promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre as regras de preservação do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Sobral, no Ceará. A população pode acessar o formulário online, disponível no site do Iphan, para analisar e comentar cada item das diretrizes propostas.
A superintendente do Iphan-CE, Cristiane Buco, destacou a importância da participação popular no processo. "A ideia principal da consulta pública é que a população entenda quais serão as regras que serão utilizadas para preservar o património e participar na sua construção", disse.
Ela explica que qualquer pessoa pode acessar o formulário online e dar a sua opinião ponto a ponto: se concordar, quiser modificar ou retirar algum item. "No final, revisamos todas as sugestões e criamos um instrumento mais condizente com o que a comunidade deseja, porque o patrimônio é de todos", acrescenta.
Segundo o Iphan, a iniciativa, que começou no dia 29 de outubro, busca coletar opiniões e propostas sobre diretrizes para conservação e intervenções na área tombada e seu entorno. O objetivo é garantir que o regulamento final, que será publicado no Diário Oficial da União, reflita as necessidades e preocupações da comunidade.
Os interessados deverão acessar o formulário online disponível no site do Iphan e enviar justificativas de até 1.500 caracteres. Existe também a opção de manifestar total apoio ao texto original sem propor alterações. Após o término da consulta, as contribuições serão analisadas pelo Iphan, que publicará as respostas e a versão final do documento.
Sobre o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Sobral
O Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Sobral é um símbolo da ocupação do interior do Ceará, demolido em 2000 pelo Iphan. Reúne importantes edifícios históricos, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja do Rosário, o Teatro São João e o Museu Dom José.
Segundo o Iphan, estes edifícios retratam a evolução social, econômica e arquitetônica da região, desde o século XVIII até ao início do século XX, destacando-se pela influência lusitana e pelo traçado urbano pombalino. Além disso, o conjunto reflete a integração histórica de Sobral com o Rio Acaraú, elemento central na formação da cidade.
Alterada às 23/11/24 às 12h19