Menino que deveria ter voltado para casa após visita ao pai é encontrado em Sobral
O menino, de 4 anos deveria ter voltado para casa na segunda-feira, conforme a decisão judicial, mas o pai não o levou. A criança passa bem e voltará para São PauloEm trabalho conjunto com a Polícia Civil de São Paulo, policiais militares do Ceará localizaram nesta sexta-feira, 11, uma criança de quatro anos que deveria ter voltado para casa na segunda-feira, 7, da visita a casa de seu pai. O menino mora com a mãe no município de Monte Mor, no interior de São Paulo.
A guarda da criança é da mãe, e o pai tem direito a visitas nos três primeiros finais de semana de cada mês, conforme decisão judicial de guarda compartilhada, que foi desrespeitada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com o g1, a partir de investigações da Polícia Civil de Monte Mor, pai e filho foram encontrados na cidade de Sobral, na região norte do Ceará. O motivo de estarem no Ceará ainda não foi esclarecido.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará informou que uma equipe do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, da PMCE, realizou a abordagem em um veículo que transitava no bairro Terrenos Novos.
No carro, a criança foi localizada na companhia de seu pai e uma mulher não identificada. O menino foi encaminhado à Delegacia Municipal de Sobral onde foi registrado um Boletim de Ocorrência.
Após os procedimentos, o menino, que passa bem, foi levado para o Conselho Tutelar de Sobral. O pai prestou depoimento a polícia. A investigação segue a cargo da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Leia mais
Menino encontrado em Sobral: entenda o caso
Ainda de acordo com o g1, em 4 de julho, a mãe entregou ao filho ao ex-marido para que passassem o final de semana juntos. Na ocasião, a mulher gravou um vídeo porque o pai do menino teria discutido com ela e jogado um xarope para tosse em uma vala.
O casal está separado há pelo menos um ano. O menino deveria ter sido entregue à creche na manhã de segunda-feira, segundo a mulher, porque ela tem uma medida protetiva que impede aproximação do ex-companheiro. No entanto, a volta não aconteceu.
Inicialmente, a Polícia Civil de São Paulo registrou o caso como desobediência de medida judicial. Contudo, após as primeiras apurações, o delegado responsável pelo caso alterou a tipificação para subtração de incapaz.
O crime descreve a situação em que alguém tenta retirar a criança da mãe ou pai que é considerado responsável pela guarda definida pela Justiça.
Menino encontrado em Sobral: o que acontece agora
Agora, o pai e a criança devem retornar a Monte Mor, mas a viagem ainda não tem data definida.
O menino de 4 anos ficará em um abrigo sob cuidados do Conselho Tutelar até a mãe buscá-lo, segundo a Polícia Civil. Além disso, o homem responderá pelo suposto crime de subtração de incapaz em liberdade.
A volta do menino a Monte Mor é incerta porque a mãe está arrecadando recursos financeiros para fazer a viagem e buscá-lo, segundo entrevista concedida à EPTV, afiliada da TV Globo.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente