HRN faz primeira captação de coração nessa quarta-feira, 19

Doador também cedeu fígado, rins e córneas, ajudando seis pessoas ao todo; captação de coração no HRN foi feito por duas equipes médicas de Fortaleza

02:17 | Jul. 20, 2023

Por: Bemfica de Oliva
Além de coração para primeiro transplante do tipo no HRN, doador também cedeu fígado, rins e córneas (foto: Divulgação/HRN)

O Hospital Regional Norte (HRN) realizou a primeira captação de coração da unidade. O procedimento aconteceu nessa quarta-feira, 19. As informações são da própria unidade de saúde, localizada em Sobral, a 235 km de Fortaleza.

Para o procedimento, foram acionadas duas equipes médicas de Fortaleza. Profissionais do Hospital da Messejana Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realizaram o procedimento, que não ocorria em Sobral há mais de uma década.

Além do coração, o doador cedeu fígado, rins e córneas. Ao todo, seis pacientes na fila de transplantes foram contemplados.

Doação de órgãos depende de autorização familiar

Pela legislação brasileira, mesmo que um paciente se identifique como doador de órgãos, é necessário que parentes aprovem a realização dos procedimentos. A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HRN atuou na sensibilização da família, permitindo que o momento de luto também seja de recomeço para as seis pessoas que receberam os órgãos doados.

Mais notícias do Ceará

Atualizada às 10 horas