Tragédia em escola de Sobral: preso pai do adolescente que levou arma
Durante o cumprimento do mandado de busca, os agentes confiscaram aparelhos celulares e pen drives, que serão usados para auxiliar novas investigações
18:35 | Dez. 01, 2022
Foi preso nesta quinta-feira, 1º, o pai do adolescente que levou uma arma para uma escola em Sobral, a 234,8 quilômetros da Capital. O adolescente responde ato infracional análogo ao crime de homicídio e tentativa de homicídio. O caso aconteceu no dia 5 de outubro deste ano na Escola de Ensino Médio Professora Carmosina Ferreira Gomes, localizada no bairro Sumaré.
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu contra o adulto, pai do adolescente, mandados de prisão preventiva e busca e apreensão.
O tiro disparado pela arma de fogo registrada no nome de um CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador) resultou na morte de um adolescente de 15 anos e nas lesões corporais de outros dois garotos, também com 15 anos de idade.
A apuração da PC-CE concluiu que a pistola calibre 40 já estava na casa do adolescente antes do ocorrido, facilitando o acesso dele à arma.
O pai do adolescente estava sob investigação pelos crimes de porte ilegal de arma, omissão de cautela, fornecer arma de fogo para criança ou adolescente, corrupção de menor e homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
Durante o cumprimento do mandado de busca, os agentes confiscaram aparelhos celulares e pen drives, que serão usados para auxiliar novas investigações. O pai do adolescente foi levado à Delegacia Regional de Sobral.
Com os procedimentos realizados, ele foi encaminhado a uma penitenciária, onde está à disposição da justiça. No mês de outubro, a Polícia já havia prendido o proprietário da arma utilizada no ato infracional.
Para preservar a identidade do adolescente, filho do suspeito preso, O POVO não divulga o nome do homem.
Ataque em escola de Sobral
O adolescente de 15 anos levou uma arma para a escola no último dia 5 de outubro, em Sobral. A arma era registrada no nome de um familiar do jovem e constava como CAC (Colecionador, Atirador, Caçador).
Conforme investigações, o aluno levou a arma para se proteger de bullying, mas os colegas atingidos não seriam os autores da prática. Um laudo apontou que o disparou ocorreu de forma acidental, ainda dentro da mochila.
Mesmo que o adolescente tenha tirado o carregador da pistola, como havia munição dentro da câmara a arma disparou através do manuseio da bolsa. Na ocasião, a bala percorreu um caminho que passou por três estudantes. Dois dos atingidos foram levados ao hospital com ferimentos leves.
Já o terceiro estudante atingido, identificado como Júlio César de Souza Alves, de 15 anos, teve um ferimento grave na cabeça e morreu em 8 de outubro, três dias após o fato acontecer.
O responsável pela investigação do caso relata que o adolescente já havia contado para colegas que possuía uma arma de fogo, meses antes do ocorrido. Foi descoberto também que o adolescente teria consumido conteúdos na internet para tentar aprender a fazer o uso do armamento.
Denúncias
A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Regional de Sobral : (88) 3677 4711
Atualizada às 23 horas