Tragédia em escola de Sobral: retorno às aulas é misto de pesar e acolhimento

Atividades retornaram nesta terça-feira, 11. Na escola, um estudante atirou em três alunos, levando a morte de um deles
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O dia de retorno às atividades na Escola Professora Carmosina Ferreira Gomes, nesta terça-feira, 11, em Sobral, foi um misto de pesar e acolhimento. Foi o primeiro encontro com professores, alunos e profissionais da educação desde o ataque onde um aluno disparou contra três estudantes, ocasionando a morte de um e deixando mais dois feridos.

A missão agora é resgatar o espaço de confiança entre comunidade e escola, depois da tragédia. O diretor da escola, Jorge Célio, destacou os esforços para atender os principais bairros do entorno, Sumaré e Padre Palhano, assim como a preparação para receber a comunidade. “Estamos todos abalados, não tem como ser diferente, todo o corpo docente, gestão, comunidade. Nós temos que mostrar que estamos bem, estamos preparados como sempre para atendê-los e oferecer um trabalho de qualidade”, ressaltou Jorge Célio.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Há 40 anos atuando na periferia sobralense, a unidade escolar prioriza, neste primeiro contato, a proximidade aos alunos. Durante a recepção, professores e funcionários distribuíram abraços e doces aos alunos que chegavam, muitos ainda retraídos com a situação.

Elizabeth Uchôa, professora há 22 anos na escola, destacou o trabalho em retomar as atividades em clima de esperança. “É preciso colocar na cabeça dos alunos a esperança de um mundo melhor, que esse anjo que se foi ponha uma reflexão a todos, que temos que buscar a paz”, disse a educadora.

Para o encontro foi preparado um momento com partilha, diálogo e ato ecumênico com orações. Posteriormente, os alunos foram destinados a espaços com acompanhamento psicológico, professores da escola e assistentes sociais.

Durante o resto da semana, a escola irá promover diálogos com os estudantes e com a sociedade sobre o ocorrido, com destaque para a sexta-feira, 14, às 17h, quando pais, responsáveis e a comunidade interessada devem ser chamados.

“Teremos uma reunião com a comunidade escolar para ouvir sugestões e mostrar todas as ações que a escola e a Seduc (Secretaria da Educação do Ceará) já está providenciando para segurança, para ambientação e informações de como iremos funcionar para tranquilizá-los. E assim manter a confiança no trabalho escolar”, comentou o diretor.

Durante o momento do retorno, os profissionais fizeram questão de ressaltar o acontecimento como um fato isolado, que não tinham consciência dos relatos de bullying e que os quatro adolescentes envolvidos eram educados, estudiosos e participativos.

Apesar de ainda não haver informações sobre o teor dos insultos ou intimidações sofridos pelo autor dos disparos, o ato foi premeditado, conforme relatado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A ação foi registrada como ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio e está sendo apurado pela Polícia Civil.

A Secretaria da Educação do Ceará deverá reformar a estrutura da escola e aumentar a segurança com agentes do Comando da Polícia Militar para a Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). A Secretaria Municipal de Educação de Sobral também se comprometeu em reforçar a segurança e oferecer apoio psicológico à comunidade escolar. Entre as reformas estruturais, a instituição receberá muros mais altos e será feita uma adequação da quadra, inclusive com nova pintura, para incentivar e otimizar espaço para prática de esportes.

Conforme a Seduc, os trabalhos com a sociedade serão contínuos, por meio de programas educativos já em execução. Entre os programas já em andamento, os projetos ciclo de construção de paz e Professor Diretor de Turma, prestarão trabalho de acolhimento à possíveis traumas gerados pelo ocorrido.

 

 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sobral jovem atira três estudantes tragédia escola sobral segurança bullying

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar