Museu do Eclipse, em Sobral, ganha Centro Interativo de Ciências

Atração tem equipamentos que promovem participação do público para criar experiências dinâmicas e aumentar interesse em Ciência; aquisição foi feita em parceria com Governo do Estado

Uma nova seção do Museu do Eclipse, em Sobral, na região Norte do Estado, foi inaugurada nessa quinta-feira, 30. Chamado de Centro Interativo de Ciências, a área conta com diversos equipamentos que promovem experiências dinâmicas, não se resumindo a mostras expositivas habituais de museus.

Na cerimônia de abertura, participaram a governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho (PT), e secretários das administrações municipal e estadual. Os novos itens foram adquiridos em parceria com o Governo do Estado, pelo Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao todo, são 26 equipamentos que promovem a educação e a divulgação científica. A ideia é apresentar conceitos complexos de forma que o público compreenda por meio da interação.

Um dos equipamentos é uma harpa a laser, sem fios. Conectada a um sintetizador de sons, é possível tocar músicas no instrumento, que detecta em que posição os dedos interromperam os feixes de luz correspondentes às cordas.

Há também experimentos com hologramas, e outros que apresentam áreas da Física como óptica, dinâmica dos fluidos, eletromagnetismo e gravidade. Alguns dos equipamentos foram importados da Alemanha, com investimento de mais de R$ 5 milhões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sobral museu do eclipse centro interativo de ciências física einstein ciência divulgação científica educação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar