Pré-candidato a vereador é preso pela Polícia Civil em Senador Pompeu

Antonio da Costa Filho (PSol) foi flagrado em posse de formulários de passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência e carimbos durante cumprimento de mandado

21:08 | Mai. 21, 2024

Por: Lucas Barbosa
Delegacia Regional de Senador Pompeu investiga o caso. Imagem meramente ilustrativa (foto: Divulgação/SSPDS)

Um pré-candidato a vereador em Senador Pompeu, município do Sertão Central do Estado, foi preso em flagrante suspeito de crime contra a fé pública. Antônio Costa Filho (Psol) foi flagrado nessa segunda-feira, 20, em posse de formulários de passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência e carimbos, informou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

A prisão ocorreu durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão. "O suspeito foi conduzido até a Delegacia Regional de Senador Pompeu, unidade da PCCE (Polícia Civil do Ceará) responsável pela área, e colocado à disposição da Justiça", informou a SSPDS. A pasta não informou o que investiga o inquérito que proporcionou a expedição do mandado de busca e apreensão.

Antônio teve a liberdade provisória concedida em audiência de custódia realizada nesta terça-feira, 21. Ele, porém, deverá cumprir as seguintes medidas cautelares: manter o endereço atualizado; comparecer a todos os atos e termos do processo; está proibido de mudar de residência sem prévia autorização judicial; e não poderá voltar a delinquir.

Em nota, o Psol de Senador Pompeu anunciou que Filho Costa, como é conhecido, foi suspenso do partido. Também foi afirmado que o partido “não tinha conhecimento dos fatos em apuração” e que Filho Costa “era, do nosso conhecimento, um cidadão idôneo, militante da causa das pessoas com deficiência”.

Confira a nota na íntegra:

Nota Oficial do PSOL - Senador Pompeu

O PSOL vem a público esclarecer que, até esta data, não tinha conhecimento dos fatos em apuração que desencadeou a detenção de um dos nossos recém-filiados e que se encontrava como pré-candidato pelo partido. O senhor Filho Costa era, do nosso conhecimento, um cidadão idôneo, militante da causa das pessoas com deficiência PCD's.

E diante dessa circunstância que envolve seu trabalho, o PSOL de Senador Pompeu, adota postura cautelosa, anunciando a SUSPENSÃO dos direitos partidários do filiado, permitindo que o indiciado tenha acesso à ampla defesa, devendo posterior as apurações, decidir sobre a manutenção de sua filiação partidária. Deixamos claro que, o PSOL, por sua história política, jamais apoiará qualquer tipo de ato delituoso por parte dos seus filiados.

Senador Pompeu, 20 de maio de 2024.