Ônibus não retorna para buscar estudantes do Interior após evento em Fortaleza
11 alunos do município de São Benedito participaram do 18º Congresso da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS) Ceará para reivindicar melhores condições do transporte universitários, no entanto, não conseguiram retornar a São BeneditoO total de 11 estudantes do município de São Benedito, no interior do Ceará, não conseguiram retornar à cidade onde moram após ônibus universitário não buscá-los após evento em Fortaleza. O grupo participou do 18º Congresso da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS), na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici, em Fortaleza, nesse sábado, 13, e domingo, 14.
Os estudantes, entre eles adolescentes, participaram do evento para reivindicar melhorias no transporte universitário da região. Para ir ao encontro, que contou com organização da UJS de São Benedito, eles utilizaram um ônibus ofertado pela prefeitura municipal. A viagem de ida foi no sábado e o retorno ao município deveria ser no domingo, último dia do evento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com Kelly Alves, 19, estudante de Enfermagem, um representante estudantil da UJS articulou o transporte do grupo ao evento, assim como demais demandas. No entanto, ao chegar a Fortaleza, o grupo não teve ajuda de custo para refeições e de alocação.
Ainda segundo a estudante, a motivação para ir ao Congresso era informar e solicitar melhorias no transporte público universitário de São Benedito. “A gente foi para falar de ônibus, da nossa situação aqui. Tínhamos a promessa que teríamos colchão, mas não tivemos. O nosso alojamento foi uma escola, a gente dormiu no chão. No domingo, teve o debate no evento. Um ônibus com capacidade para 40 vai 60.”
A estudante informou que, no domingo, após o momento do debate, o grupo de estudantes aguardava o ônibus para voltar ao município, com previsão de saída às 17 horas daquele dia, o que não aconteceu. “Saímos de São Benedito com a promessa que tinha ônibus público de ida e volta”, lembrou.
Estudantes foram abrigados em sede de partido político
No domingo à noite, o grupo de estudantes foi abrigado na sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no bairro Benfica, na Capital, para aguardar retorno sobre o transporte. Dos 11 estudantes, quatro alunos retornaram para São Benedito por meio de um transporte particular. Os demais ficaram na sede do partido.
O POVO esteve na manhã desta segunda-feira, 15, no local e constatou cerca de seis estudantes abrigados na sede. No local, um representante estudantil informou que não daria uma declaração para falar o que ocorreu.
Nesta terça-feria, 16, a presidente da UJS Ceará, Amanda Bernardo, informou que, ao longo do Congresso, todos os estudantes que participaram o evento tiveram apoio alimentar e de alocação. No sábado, 13, os estudantes ficaram na Escola Estadual Herminio Barroso, no bairro Padre Andrade.
Conforme Amanda, foi orientado aos alunos que trouxessem colchões ou barracas para se acomodarem no local. Os que não conseguiram trazer, a UJS disponibilizou alguns materiais para que eles pudessem dormir. "Solicitamos à Seduc a escola com todos os critérios para atender os alunos. Ninguém dormiu no chão", disse.
Sobre a situação do ônibus, a presidente da UJS Ceará disse que, ao tomar conhecimento da situação, procurou à Prefeitura de São Benedito para buscar informações sobre o transporte. "Tentamos contato com a Prefeitura para ver a disponibilidade de um outro ônibus para retornar, um microonibus ou uma van, para buscar os estudantes", comenta Amanda.
Ainda segundo ela, após não conseguir contato viabilizou aloação dos alunos na sede do PCdoB, que cedou o espaço para os estudantes.
Em nota, o PCdoB disse que foi informado pelos dirigentes da UJS que o transporte que estudantes do município de São Benedito tinham conseguido para chegar à Capital havia retornado antes do horário combinado. Assim, solicitaram a autorização para que eles pernoitassem na sede do PCdoB enquanto a UJS providenciava novo traslado.
“Avaliando os riscos de os estudantes permanecerem em Fortaleza sem transporte e sem acolhida, autorizou a recepção dos militantes da UJS dos municípios que haviam ficado sem transporte. Alguns militantes do PCdoB mobilizaram cotas em doação para a compra de passagens, a fim de viabilizar o retorno deles às suas cidades”, informou.
A Prefeitura de São Benedito também foi procurada, por e-mail, nessa segunda-feira, 15. O POVO questionou como foi articulado o transporte universitário para o grupo de estudantes no evento e o motivo pelo qual não houve veículo para o retorno deles. A matéria será atualizada quando a gestão municipal se posicionar.
Atualizado às 13h52min desta terça-feira, 16