Caso Pedro Kauã: 4 PMs são denunciados por homicídio e omissão de socorro

Adolescente de 15 anos foi morto em sua residência, durante ação policial no município de São Gonçalo do Amarante, em novembro de 2023

13:35 | Jun. 13, 2024

Por: Dayanne Borges
Pedro Kauã Moreira Ferraz,15 anos, foi morto em 2023 (foto: Arquivo pessoal )

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aceitou, no último 3 de junho, a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE) contra quatro policiais militares envolvidos no homicídio de Pedro Kauã Moreira, 15 anos. Eles foram denunciados por homicídio, omissão de socorro, tortura e fraude processual. Conforme O POVO apurou, durante a ação policial que vitimou Pedro Kauã, os agentes teriam negado socorro ao adolescente. O crime aconteceu em 2023, em São Gonçalo do Amarante.

Questionada sobre o andamento do processo, Euzanira Moreira, mãe de Pedro Kauã, disse estar aliviada.

“Mesmo sabendo que isso não vai trazer meu filho de volta, a gente fica aliviada que a justiça está sendo feita. Esperamos que as autoridades do Poder Judiciário continuem fazendo justiça até chegar o momento do júri e que eles sejam condenados pelo absurdo que eles fizeram com o meu filho.”

Euzanira Moreira conta que a cada trâmite do processo, o sentimento que domina toda a família é de ansiedade. “Estamos confiantes que a justiça vai ser feita e que eles [os policiais] não vão ficar impunes.”.

Cada etapa do processo é dolorosa para a família, segundo a prima de Pedro Kauã, Brenda Moreira.

“Ele tinha 15 anos e era bem alto, mas ainda era um menino. Só pensava no cavalo dele. Perto do aniversário dele, a mãe dele perguntou o que ele queria de presente, ele respondeu que queria ração para o cavalo”, lembra. 

Em nota, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que o inquérito policial referente à morte de Pedro Kauã Moreira Ferraz foi concluído pela Delegacia de Assuntos Internos (DAI) e remetido à Justiça Estadual.

A Controladoria ressalta, ainda, que o processo administrativo disciplinar instaurado para apurar os fatos está em fase de instrução processual, conforme o ordenamento jurídico vigente.

No último domingo, 9, o adolescente foi homenageado durante cavalgada no Festival Cultural do Grande Sertão, em São Gonçalo do Amarante. 

Morte de adolescente de 15 anos

Na noite de 27 de novembro de 2023, Pedro Kauã e sua família estavam em casa quando ele correu para pegar um cavalo que tinha se soltado. O menino foi baleado antes de sair da propriedade da família.

O POVO apurou na época que a Polícia estava em uma ocorrência que buscava um carro que tinha se deslocado de Fortaleza transportando drogas.