Quatro PMs são presos por morte de adolescente em São Gonçalo do Amarante

Conforme a CGD, a investigação indica que um dos militares alvos dos mandados pode ter sido o responsável pelo disparo que vitimou Pedro Kauã Moreira Ferraz, de 15 anos

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) cumpriu nesta terça-feira, 2, mandados de prisão e de busca e apreensão contra quatro policiais militares suspeitos de envolvimento na morte do adolescente Pedro Kauã Moreira Ferraz, de 15 anos, em novembro de 2023, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza).

O jovem foi morto no momento em que corria para tentar pegar um cavalo que havia se soltado. Uma ação policial estava acontecendo, visando prender um homem que estaria traficando drogas. Pedro Kauã, que não era o alvo da ocorrência, acabou sendo baleado e morreu. Sua família denunciou que os PMs sequer prestaram socorro ao adolescente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Ele deixou o cavalo amarrado e voltou à mesa, depois disse que ia jantar antes de tomar banho. Estávamos todos na cozinha da minha mãe, a família grande e todos jantando. E minha irmã avisou:’'Kauã, teu cavalo está solto’”, afirmou a mãe do jovem ao O POVO em novembro de 2023.

A mulher relata que o menino correu para que o cavalo não saísse da propriedade e fosse parar na rua, no entanto, foi surpreendido por tiros. "Ele conseguiu correr até mim baleado. Veio com a mãozinha no peito e disse: Mãe, foi a Polícia que me baleou. Eu me agarrei com ele. A Polícia vinha correndo e deu ainda mais uns quatro tiros dentro do nosso quintal, em tempo de atingir outras pessoas’”, publicou O POVO à época.

Conforme a CGD, “o inquérito policial indica que um dos militares investigados pode ter sido responsável pelo disparo fatal, que atingiu o jovem”. Os nomes dos militares não foram divulgados pela pasta.

Em 11 de janeiro deste ano, porém, portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) informou que o cabo Leon Lawson Soares Ramos e os soldados Flávio Alves da Costa, Vanderson Luiz Pinheiro Alves e Anastácio Warney Menezes Pedrosa foram afastados preventivamente pelo caso.

Conforme a CGD, os mandados foram expedidos pelo 4º Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos Policiais da Comarca de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

“O crime continua sob investigação para total esclarecimento dos fatos”, informou a pasta. “A Controladoria também está apurando a ocorrência na seara disciplinar”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará Morte adolescente São Gonçalo do Amarante PMs presos homicídio Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar