CGD apura morte de adolescente de 15 anos durante ação policial na RMF

O jovem não tinha relação com a ocorrência e foi baleado. Caso aconteceu na noite de segunda-feira, 27, em São Gonçalo do Amarante

11:15 | Nov. 29, 2023

Por: Cotidiano O POVO
Imagens do local onde o garoto foi morto em São Gonçalo do Amarante mostram a vítima baleada e a família em desespero (foto: reprodução/vídeo )

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário (CGD) apura o caso de um adolescente de 15 anos morto em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, durante uma ação policial na noite dessa segunda-feira, 27. Kauã Moreira Ferraz não tinha relação com a ocorrência e foi atingido por um tiro durante um confronto entre policiais e um suspeito de tráfico de drogas. 

De acordo com o órgão, um procedimento disciplinar para apuração dos fatos na seara admininstrativa foi instaurado. O inquérito policial em relação ao caso está sob responsabilidade da Delegacia Metropolitana de Caucaia.

Conforme O POVO apurou, ainda não há confirmação oficial de onde partiu o tiro, e o projétil foi recolhido pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou, em nota, que durante as diligências os policiais foram informados de que um adolescente havia sido atingido durante a troca de tiros com suspeitos e que foi socorrido pelos familiares. 

A corporação descreve que a ocorrência foi iniciada quando os policiais receberam a informação de que um carro tinha saído de Fortaleza transportando drogas.

A partir do relato, as composições identificaram que no carro estavam duas pessoas, identificadas como Nayara Braz Mesquita, de 21 anos, com antecedentes por porte ou posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, e o motorista contratado para realizar a corrida. 

Com a mulher, foi encontrada uma substância análoga à cocaína, e a suspeita teria repassado as informações sobre a localização de quem receberia a droga. Ao chegaram à residência do suspeito, os policiais relatam ter sido recebidos com tiros e por isso afirmam ter revidado.

O suspeito identificado como Carlos Vitor Soares de Sousa Lima, de 23 anos, que tinha antecedentes criminais por consumo de entorpecente, posse ilegal de arma de fogo e crime de trânsito, chegou a ser baleado durante o confronto e socorrido ao hospital municipal.

Na ocorrência, ainda conforme a PMCE, foram apreendidos um revólver calibre 38 e aproximadamente 1,579 quilo de cocaína, além de um aparelho celular.

Adolescente morto em ocorrência policial na Barra do Ceará

No último dia 19 de novembro, no Conjunto Vila do Mar, Barra do Ceará, um adolescente de 16 anos foi morto durante uma ação policial.

Testemunhas afirmam que o garoto, Francisco Ray Oliveira de Jesus, foi ferido na perna, mas quando caiu no chão teriam sido efetuados mais disparos contra ele. 

Após os tirros, o menino foi colocado dentro de uma viatura e deixado no hospital, conforme imagens que circulam sobre o caso. 

O relato da Polícia Militar do Ceará (PMCE) é de que houve um confronto e que o adolescente era um dos suspeitos. A corporação divulgou que o garoto foi morto em posse de uma arma de fogo. 

A versão é desmentida pela família e pelas testemunhas que negam que o menino estivesse em posse de arma de fogo. 

Mortes por intervenção policial 

Entre janeiro a outubro deste ano, 122 pessoas foram mortas em intervenções policiais; o maior número de mortes foi registrado em março, com 22 casos.

O número é menor que o registro de 2022, quando foram contabilizadas 129 mortes. Os dados são das estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).