Pichações de facção em cemitério ameaçam prefeito de Santana do Acaraú

Mensagens surgiram na última sexta-feira, 2, e foram feitas nos muros do cemitério do Município

08:58 | Jul. 06, 2021

Por: Lucas Barbosa
Ameaças feitas por criminosos contra o prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (PL), conhecido como Meu Deus (foto: VOCÊ FOTÓGRAFO)

Criminosos ameaçaram o prefeito de Santana do Acaraú, a 360km da Capital, com pichações nos muros do cemitério do Município. As mensagens surgiram na última sexta-feira, 2, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Nas pichações, o prefeito Francisco das Chagas Mendes (PL), conhecido como "Meu Deus", era atacado por tentar trazer mais policiamento ao Município. "Tu vai morre porque vc trose polícia pra cidade" (sic), consta em uma das ameaças. "Vai morre prefeito safado" e "Tu tem 24 hrs pra sai da cidade" (sic) também foram escritos. As ameaças eram assinadas pela facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Até o momento, ninguém foi preso. Em nota, a SSPDS afirmou que a Polícia Civil investiga o caso. "Os agentes seguem em diligências em busca de identificar e capturar os suspeitos".

Não foi o primeiro caso de pichações feitas por faccionados com ameaças a prefeitos. Em Santa Quitéria, durante as eleições municipais de 2020, também houve intervenções do tipo. "Existem evidências de que um líder de uma facção criminosa teria ordenado ações de intimidação em face de um dos candidatos a Prefeito", informou à época o Ministério Público Eleitoral (MPE).

Denuncie

A SSPDS informa que denúncias podem ser feitas de forma anônima através dos telefones 181, o Disque-Denúncia da pasta, ou para o (85) 3101 0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações também podem ser direcionadas ainda para o (88) 3644-1565, da Delegacia Municipal de Santana do Acaraú.

GUERRA SEM FIM

Série original O POVO investiga fenômeno das facções no Ceará. Assista à nova temporada de Guerra Sem Fim

Guerra Sem Fim: Comunidade inteira é expulsa por facção em Fortaleza

Como facções criminosas se uniram para lançar o Ceará em calamidade pública: primeiro episódio da nova temporada de Guerra Sem Fim é aberto para não assinantes

6 crianças morreram vítimas de conflito de facções no Ceará