Santana do Cariri registra maior chuva do Ceará neste sábado, 13
Estado teve acumulados para todas as macrorregiões em todos os 13 primeiros dias de abril; três municípios do Cariri tiveram chuvas acima dos 100 mmO município de Santana do Cariri, localizado a 522 quilômetros (km) de Fortaleza, registrou a maior chuva deste sábado, 13, no Ceará, segundo informações preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com 132 milímetros (mm) observados, a cidade deteve o recorde para a data, seguida de Aurora, com 130 mm, e Lavras da Mangabeira, com 120 mm.
Veja a lista completa abaixo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Até o momento, 114 municípios apontaram chuvas entre as 7 horas da manhã da última sexta-feira, 12, e as 7 horas deste sábado. Ainda conforme dados da Fundação, o Ceará teve precipitações nas oito macrorregiões em todos os 13 dias de abril.
Leia mais
O Cariri foi a segunda macrorregião com mais cidades com chuvas deste sábado. No total, foram 23 municípios, atrás apenas do Sertão Central e Inhamuns, que obteve precipitações em 25 localidades.
Entretanto, a região se destaca nos dados recentes pelo volume acumulado em seus municípios, obtendo 18 entre as 22 maiores chuvas do Ceará durante o período analisado. A cidade de Baixio foi a única na região a não informar chuvas nos dados preliminares, que seguem em atualização.
Previsão do tempo
A expectativa para os próximos três dias no Ceará é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões. Até a próxima segunda-feira, 15, as precipitações devem vir em intensidade fraca a moderada por todo o território cearense.
A Fundação explica que as chuvas devem ser ocasionadas por áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste brasileiro, do Oceano Atlântico e da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que hoje encontra-se localizada em torno de 2° ao Sul da Linha do Equador.
Além destes, outros fatores que podem contribuir para a ocorrência de chuvas são os efeitos locais como sistemas de brisa, interação dos ventos com o relevo, e temperatura e umidade elevadas.
As maiores temperaturas para o período devem ser registradas na região do Vale do Jaguaribe, com até 34 °C. Nas demais regiões, os termômetros devem alcançar o índice máximo de 28 °C nas serras e 32 °C na faixa litorânea.
Para Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) a amplitude térmica deve ir de 24 °C a 32 °C durante o fim de semana.