Primeiras peças da estátua de Menina Benigna chegam à Santana do Cariri
Estátua deve ultrapassar 20 metros de altura; inauguração do equipamento está prevista para 2024
17:42 | Nov. 29, 2023
O Complexo de Benigna, localizado em Santana do Cariri, avançou na construção de seu espaço com a chegada das primeiras partes da beata do Ceará, a Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva, na última quinta-feira, 23. Em uma operação dedicada de transporte foram trazidas seções de braços e pés, formando a base da imagem, que ultrapassará os 20 metros de altura. A porção restante da estátua está programada para chegar ao destino na próxima quinzena.
A estátua da Menina Benigna será instalada no topo do Complexo Turístico e Religioso, apelidado de “Complexo de Benigna”. O entorno será composto por um templo para celebração de missas campais, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.
A entrega do Complexo tinha prazo de conclusão para agosto deste ano, mas foi adiada para janeiro de 2024. O equipamento já está com 80% das obras concluídas.
De acordo com a Secretaria de Cultura do município, a demora se deve ao fato de a imagem estar sendo fabricada por uma empresa localizada em Fortaleza. Em entrevista ao repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri, o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade, comentou a chegada das primeiras peças.
“É um momento muito importante aqui para a gente. Está mudando todo o perfil econômico da nossa cidade. É uma obra destinada pelo então governador Camilo Santana, um grande parceiro de Santana do Cariri. [...] É um momento ímpar e histórico, a chegada da imagem do nosso Complexo de Benigna”, afirma o prefeito.
A pasta menciona que, em breve, o Governo do Ceará e a Paróquia Santana da Diocese de Crato se reunirão para definir uma data para a inauguração do espaço. Além disso, a Secretaria de Cultura do município destaca ainda que o complexo abrange uma extensão superior a 58 metros quadrados, projetado para acomodar mais de 100 mil romeiros.