Universidade estaria desmatando áreas de preservação em Redenção, apontam denúncias
Caso foi apresentado para a Semace e para a Polícia Ambiental do Ceará. Instituição garante seguir "à risca" o projeto ambiental aprovado pela SuperintendênciaA Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) está sendo acusada de desmatar ilegalmente uma área de preservação permanente. Caso estaria acontecendo no campus das Auroras, em Redenção, município localizado a 62,7 quilômetros de Fortaleza.
Desmatamento seria ao lado do prédio da instituição, para um projeto de drenagem. Conforme denúncias apuradas pelo O POVO, a área começou a ser desmatada na última sexta-feira, 19, com um trator. Entretanto, estudantes impediram que a ação tivesse continuidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo informações, além ser de uma Área de Preservação Permanente (APP) por se tratar um terreno serrano e ponto de nascentes, a área também é conhecida como Trilha dos Polinizadores, onde são realizadas diversas pesquisas de extensão científica e de educação ambiental.
“O campus das Auroras está passando por obras de urbanização. A entrada é toda de aterro, então, quando chove, fica tudo alagado. A justificativa para essa supressão vegetal é que precisa fazer a drenagem dessa água que desce da terra, que causa até infiltração”, explica a fonte que não quis ser identificada.
Conforme as denúncias, existe uma licença ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a realização da obra, mas não há previsão para realizar supressão vegetal.
O caso foi levado para a Semace e para a Polícia Ambiental, devendo ser analisado a partir da segunda-feira, 22.
Em comunicado aos servidores da universidade, a Unilab informa que “em relação aos serviços da obra, salienta-se que estes estão sendo executados à risca em relação ao projeto aprovado pela Semace”. “Todos as ações tomadas pela Unilab no quesito infraestrutura, especialmente, em relação à obra (de urbanização) em execução no Campus das Auroras, atendem à legislação ambiental vigente”, garante.
O campus tem licença ambiental, emitida pela Semace (n.º 20/2023 - DICOP) em 3/5/2023 e com validade até 1º/5/2028), para a “implantação de equipamentos sociais (construção de vias de acesso e estação de efluentes)”.
O comunicado aponta ainda que se encontra em tramitação o processo Semace n.º 07910896/2023, que trata do Certificado de Reposição Florestal.
A Universidade tem uma página em seu site oficial na qual traz o resumo das obras da instituição que estejam em execução ou paralisadas. Conforme divulgado, a obra de urbanização do campus em Redenção está 32% concluída.
O projeto está sendo executado pela Construtora e Incorporadora Exata LTDA.