Hospital do Sertão Central faz primeira cirurgia que retira parte do fígado de paciente oncológico

Hospital do Sertão Central faz primeira cirurgia que retira parte do fígado de paciente oncológico

Paciente de 72 anos foi a primeira a passar pelo procedimento na unidade hospitalar, que destaca atuação do serviço de oncologia

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de hepatectomia, procedimento que retira parte do fígado em paciente oncológico.

O procedimento foi realizado na professora aposentada Zilmar Pereira, de 72 anos, primeira paciente a ter acesso ao serviço. A operação ocorreu na última semana, com duração de quatro horas e meia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A hepatectomia baseia-se na retirada parcial ou total do fígado, como meio de tratar alterações graves, que podem comprometer o funcionamento do órgão do paciente. Para Zilmar, o procedimento lhe deu uma nova chance de viver.

“Foi muito sofrimento, mas estou ótima, estou feliz por ter conseguido e graças a Deus só tenho a agradecer a equipe”, disse a paciente em matéria do HRSC.

Para o cirurgião oncológico do HRSC, Jeferson Oliveira, até pouco tempo atrás o tumor no fígado era sinônimo de uma doença incurável. “Isso também mostra a robustez e a complexidade do serviço oncológico do Sertão Central, e o que ele pode fazer pelos nossos pacientes”, destacou.

Até o momento, o serviço de oncologia do HRSC já atendeu o total de 1.182 pacientes, com 810 procedimentos cirúrgicos realizados. Além disso, foram executados 3.300 sessões de quimioterapia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar