Quixeramobim se torna primeira cidade do NE a receber selo internacional no tratamento de AVC
De acordo com a Sesa, até o mês de outubro foram realizados cerca de cinco mil atendimentos em casos de AVC em todo o Estado
18:50 | Dez. 05, 2024
A base polo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará de Quixeramobim recebeu o Selo Diamante do ESO Angels Awards. O programa internacional reconhece e certifica a organização no atendimento aos pacientes em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A placa foi entregue nesta quarta-feira, 4, devido ao rápido atendimento às vítimas de AVC feito pelos profissionais do Samu.
LEIA TAMBÉM | Risco silencioso: como reconhecer e agir diante de um AVC
Além do Samu Ceará, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, também recebeu mais uma certificação pela Iniciativa Angels. O HRSC foi o segundo hospital premiado no Brasil, ainda em 2019.
O hospital cumpre os mais altos padrões internacionais de qualidade e desempenho clínico no cuidado ao AVC, recebendo a premiação em todos os anos e sendo reconhecido como centro de excelência.
A iniciativa global, coordenada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e com apoio da World Stroke Organization, abrange duas frentes: a organização de serviços de saúde no atendimento aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o ensino de crianças sobre os sintomas e a importância do rápido atendimento por meio do projeto "Fast Heróis".
Ao implantar o “Fast Heróis” na grade curricular e preparar adequadamente os profissionais para encaminhamento e tratamento do AVC, Quixeramobim se torna a primeira ‘Cidade Angels’ do Ceará e Nordeste, e a sexta do Brasil. Isso significa que o município está 100% capacitado em prestar atendimento holístico aos pacientes com AVC. A cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, foi a primeira localidade a receber o título.
A presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil, Andrea Sambati, via assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), expressou o entusiasmo com a parceria. “Como brasileira, me sinto muito orgulhosa por ter mais um município no Brasil certificado como 'Cidade Angels'".
"Isso significa que os seus cidadãos estão em uma cidade preparada para o atendimento de AVC do pré ao pós-hospitalar, com atendimento padrão ouro, garantindo mais saúde para a população”.
O que é o projeto Fast Heróis?
O programa visa a capacitação e o pronto atendimento aos pacientes desde o início, através da educação das crianças. A partir de 2024, o treinamento será incorporado ao currículo escolar, abrangendo todos os alunos da 3ª série do ensino fundamental, que serão ensinados, de maneira lúdica, a identificar os principais sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O treinamento enfatiza a importância de prestar socorro de forma rápida e eficaz ao paciente, assim reduzindo possíveis sequelas e mortes em decorrência do AVC.
O superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça, ressaltou ao O POVO que “a integração em todos os setores traz benefícios reais à população”. “A gente vê a colaboração não só do serviço estadual, como também do municipal, visando o melhor atendimento da população no Estado”.
“Nos sentimos muito alegres, pois isso reforça que as ações tomadas na gestão do Samu Ceará, estão mostrando efeito. É um atendimento ágil à população, principalmente agora com esse selo, e de qualidade”.
De acordo com o superintendente, são feitos treinamentos de aperfeiçoamento de forma constante. “É feito um planejamento anual de cursos para o atendimento. Sempre aparecem as necessidades de serem feitos atendimentos a mais, mas já temos um calendário [de cursos] pré estabelecido para ser feito todo esse cronograma”, finaliza.
De acordo com a Sesa, até outubro deste ano cerca de cinco mil atendimentos de AVC foram realizados pelo Samu Ceará.