Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, tem jornada para discutir preservação de patrimônios
A programação será composta por mesas-redondas, oficinas, roteiro turístico-cultural, exposição e apresentações culturaisA Casa de Antônio Conselheiro realiza até sábado, 31, a primeira Jornada do Patrimônio Cultural e Natural de Quixeramobim, a 212,2 km de Fortaleza, que traz como tema “O direito à cidade, ao campo e à memória”. O evento é uma realização do equipamento que integra a rede da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
O objetivo da jornada é discutir a defesa da preservação e promoção dos bens de natureza material, imaterial e natural do município. A curadoria do evento é feita por Alênio Alencar e Jaiane Sousa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em nota enviada à imprensa, o curador da jornada, Alênio Alencar, ressalta que os momentos são indissociáveis, pensados e propostos de forma integrada. “Essa é a proposta da Jornada Imersiva: integrar esses patrimônios a partir do direito, da memória, das formas de proteção, valorizando e promovendo os bens culturais e naturais.”
Leia mais
O curador do evento Alênio Alencar ressalta que os três momentos da Jornada — "O direito à cidade, ao campo e à memória”, "Como proteger a cidade" e "Como promover a cidade" — estão interligados, apesar de terem sido pensados para acontecer de forma separada.
Alênio destaca que a jornada veio para "fortalecer o território", que possui uma riqueza de diversidade. "O município é o mais antigo do Sertão-Central. Viemos pensando em como valorizar e dar visibilidade ao território e às pessoas", explica.
Para o gestor da Casa de Antônio Conselheiro, Pedro Igor, o patrimônio material de Quixeramobim está “perdendo de modo desenfreado seus espaços de memória”.
“Estes cumprem um relevante papel para a compreensão sociopolítica deste lugar e de seus moradores, a partir da relação histórica de vozes que começaram a ecoar desde Quixeramobim e foram ouvidas Brasil adentro.”
Pedro finaliza dizendo que a grande causa da Jornada é “pensar e projetar um futuro que preserva o passado”.
A Jornada também contou com uma série de oficinas que ocorreram na semana passada, entre os dias 23 e 27. Na quinta-feira, 29, ocorreram as oficinas de Educação Patrimonial, ministrada por Nick Wallace, e a oficina de Patrimônio e Memória para professores, realizada pelo curador do evento, Alênio Alencar.
Serviço
Primeira Jornada do Patrimônio Cultural de Quixeramobi
Sexta-feira, 30
Mesa-redonda: A importância de preservar o sítio histórico de Quixeramobim
Horário: 16 horas
Onde: rua Cônego Áureliano Mota, 450, Centro - Auditório Sebrae
Sábado, 31
Roteiro turístico-cultural de Quixeramobim
Horário: 8 horas
Onde: Rua Cônego Áureliano Mota, 450, Centro
Veja o percurso:
- Casa de Antônio Conselheiro
- Marco Geodésico de Quixeramobim
- Igreja do Bonfim
- Paço Municipal
- Busto de Comendador Garcia
- Igreja Matriz de Santo Antônio
- Casa de Câmara e Cadeia
- Sobrado Paroquial
- Correios
- Pontilhão do Riacho Capadócia
- Ponte Metálica da Estrada de Ferro Baturité
Feirinha Agroecológica de Belo Monte em parceria com o Armazém do Campo (MST)
Horário: 16h30min
Onde: rua Cônego Áureliano Mota, 450, Centro. Em frente a Casa de Antônio Conselheiro
Mesa-redonda: Turismo e Patrimônio Cultural
Horário: 18h30min
Onde: rua Cônego Áureliano Mota, 450, Centro - Anfiteatro da Casa de Antônio Conselheiro
Show de Encerramento com David Rabelo e Banda
Horário: 22 horas
Local: rua Cônego Áureliano Mota, 450, Centro - Anfiteatro da Casa de Antônio Conselheiro