Hospital do Sertão Central inaugura serviços de politraumatologia e urologia

Hospital deverá realizar cerca de 700 cirurgias por mês e passa a contar com exame para diagnóstico de doenças biliares

Foram inaugurados, durante a manhã desta segunda-feira, 19, os serviços de politraumatologia e urologia do Hospital Região do Sertão Central (HRSC), no município de Quixeramobim, distante 212 quilômetros (km) de Fortaleza. Com a inauguração dos novos centros, a expectativa é de que sejam realizadas 700 cirurgias por mês na unidade de saúde.

Com atendimentos de traumatologia, neurologia, ortopedia, cirurgia vascular e bucomaxilo, o HRSC será responsável pela demanda de 20 municípios do Sertão Central cearense. O local também terá 10 novos leitos de UTI e 33 novos leitos de observação, totalizando 254 leitos na unidade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além dos benefícios aos moradores da região, os novos serviços deverão beneficiar indiretamente também os pacientes do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, que tinha 30% da demanda oriunda do Sertão Central, bem como alguns hospitais de Fortaleza, que atendiam a moradores dessas localidades.

“É uma satisfação enorme saber que essas pessoas vão ser atendidas perto das suas casas, com toda humanização, e vão poder voltar para seu lar restabelecidas”, pontua a diretora presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela gestão do HRSC, Virgínia Silveira.

Também passa a ser ofertado no HRSC o exame de colangiopancreatografía retrógrada endoscópica (CPRE), utilizado para diagnóstico de doenças biliares. As inaugurações também incluem uma clínica médica especializada para atendimento de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras especialidades da Medicina.

Com duas novas salas cirúrgicas, o Hospital chega a cinco salas para cirurgias, capazes de realizar até 20 a 25 procedimentos por dia. 

“Todos os casos de saúde da região do Sertão Central nós queremos que sejam resolvidos aqui e em parceria com nossa rede de atenção básica”, disse o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), durante a entrega do equipamento, que faz parte da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

O HRSC passa a ter 100% de sua capacidade de operação. De acordo com a Sesa, cerca de 500 atendimentos devem ser realizados por mês no serviço de politrauma do Hospital, sendo cerca de 2.500 atendimentos até o final do ano.

O diretor-geral da unidade hospitalar, Cristiano Rabelo, destacou que o objetivo agora é entregar “um serviço de excelência”. “Trazer mais esse serviço para a nossa região é um pedido antigo da população. Então, a alegria é da população geral, dos nossos pacientes, mas também dos funcionários”, comentou. Para a nova demanda, 300 novos profissionais estão sendo admitidos. “Temos a certeza que aqui será entregue um serviço humanizado e de excelência para a população cearense”, concluiu Cristiano.

Ainda de acordo com a Sesa, nos últimos dois anos foram entregues dois serviços de Oncologia especializada e dois serviços de politrauma para o Interior do Ceará, nos hospitais regionais do Sertão Central e Vale do Jaguaribe. “Nosso objetivo e compromisso é que, cada vez mais, a gente amplie a atenção especializada, os atendimentos de alta complexidade, para todo o Estado do Ceará. É uma ampliação de atendimento, garantindo qualidade e humanização”, afirmou Tânia Mara Coelho, secretária de Saúde do Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar