Morre Dona Lourdinha, a "Rainha dos Profetas" da Chuva de Quixadá

Morre Dona Lourdinha, a "Rainha dos Profetas" da Chuva de Quixadá

Primeira mulher a integrar o projeto Profetas da Chuva de Quixadá, Dona Lourdes deixa um legado na cultura popular cearense com suas previsões climáticas

Maria de Lourdes Leite Lemos faleceu nesta segunda-feira, 3 de março, aos 87 anos. Conhecida como Dona Lourdes ou Lourdinha, ela foi uma das profetizas do clima mais emblemáticas do Ceará, sendo a primeira mulher a integrar o projeto Profetas da Chuva de Quixadá, tradicional evento que reúne sábios populares para divulgar previsões sobre a quadra chuvosa no Estado.

O velório acontece nesta segunda-feira, 3, na rua Benigno Bezerra, 379, no bairro Alto São Francisco, em Quixadá. Já o sepultamento será realizado no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, às 9h da terça-feira, 4.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conforme a família, no domingo, 2, ela teve uma queda brusca de pressão e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá. Após o atendimento, foi liberada para casa. Porém, por volta das 5h desta segunda, 3, o problema se repetiu e a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Após novo atendimento na UPA, Dona Lourdes foi encaminhada ao Hospital e Maternidade Jesus Maria José. No entanto, seu estado piorou a partir das 12h, e ela não resistiu. O diagnóstico foi de morte natural.

“Foi uma partida muito rápida, ela sempre orava a Deus por uma partida rápida, pedia a Deus para não ficar acamada ou sofrendo em hospital”, declarou o filho de Dona Lourdinha, Jorge Luis Lemos.

Quem foi Dona Lourdinha, a “rainha dos profetas”

Filha de Francisco Leite Alves e Maria Angélica Alves de Souza, a profetiza Maria de Lourdes Leite Lemos começou a fazer previsões aos cinco anos. Ex-agricultora e professora, também se destacou como escritora e poetisa.

Em janeiro deste ano, a profetisa participou do 29º Encontro de Profetas da Chuva, que reuniu mais de 30 profetas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Quixadá.

Ao O POVO, a “rainha” declarou que muitos agricultores ainda a consultavam para terem as previsões de quando ia “começar a chover”. Para 2025, a Dona Lourdinha previu “um inverno muito bom”.

Idealizador desde 1996 do Encontro de Profetas da Chuva, Helder Cortez lamentou o falecimento de Dona Lourdinha como uma grande perda para a família, amigos e para a cultura popular do Ceará.

“Mulher, mãe, professora, filha de um dos maiores profetas do Ceará com quem aprendeu os estudos de observação da natureza dando continuidade aos experimentos ensinados pelo seu pai”, disse, “Pessoa simples, determinada e carinhosa no trato com as pessoas, muito querida e admirada por todos. Gratidão a Dona Lourdinha por todas suas contribuições à cultura popular dos profetas da Chuva. Vai em paz minha amiga”.

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira (PSD), também declarou pesar. “Seu legado ficará para sempre marcado na história de Quixadá. Neste momento de tamanha dor, me solidarizo com todos os familiares e amigos que hoje choram essa irreparável perda e rogo para que Deus conceda o descanso eterno a nossa querida e amável Dona Lourdinha”, concluiu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar