Profetas da Chuva fazem encontro para prognóstico do inverno no Ceará
A tradição, que acontece desde 1997 em Quixadá e a partir de 2004 em outras regiões do Estado, pode ter o oitavo acerto da históriaOs Profetas da Chuva se reúnem no próximo sábado, 14, em Quixadá, a 163,4 km de Fortaleza, para a previsão das condições climáticas do inverno de 2023 no Ceará. A lista deste ano busca contemplar 15 profetas, que irão apresentar os resultados das observações.
Quem conduzirá o evento será Helder Cortez, um dos idealizadores e organizadores. Lurdinha Leite, Erasmo Barreira, Renato Lino de Souza, Antonio Josué Viana, Paulo Costa de Oliveira, José Erismar Nobre e João Célio de Assis são os nomes já confirmados.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Clébio Viriato Ribeiro, secretário da Cultura de Quixadá, conta que, em geral, todos os profetas creem uma quadra chuvosa “positiva". Mais detalhes só serão revelados durante a ocasião.
Esta 27ª edição marca, também, a inauguração do “Jardim dos Profetas” nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) do Campus Quixadá, onde serão plantadas mudas de aroeira, ipê, ingazeira e oiti em memória a profetas falecidos, como: Francisco Mariano, Antônio Lima, João Ferreira Lima, Francisco Leite, Francisco dos Santos, Ribamar Lima, Antônio Paruará, Joaquim Moqueca, Francisca Nobre Cavalcante e Francisco Filismino.
No fim da programação, uma homenagem a personalidades e instituições que ainda contribuem para o desenvolvimento da cultura e do semiárido cearense será realizada.
As ações do projeto “Encontro dos Profetas da Chuva” prosseguem até o mês de junho, com agenda que prevê uma exposição, exibições de filmes documentários, lançamento de livros e um seminário temático.
A realização é do Ministério da Cultura, Dakota, Secretaria da Cultura do Estado, Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, IFCE - Campus Quixadá e a Prefeitura Municipal de Quixadá.
A cidade de Quixadá é anfitriã do "Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central" desde 1997. Eventos similares também ocorrem em outros municípios da zona rural da região Nordeste do Brasil, como em Tejuçuoca, a 148,5 km de Fortaleza, onde começaram a ser realizadas reuniões com profetas a partir de 2004.
Relevância que transcende o Nordeste
O Encontro dos Profetas da Chuva abre o início do calendário de eventos da cultura cearense no Sertão Central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais passados de geração em geração.
Dado a importância dos profetas para a sociedade, tramita, na Câmara Federal, o projeto de Lei n° 2832/22, protocolado pelo deputado federal José Guimarães (PT), que propõe que todo segundo sábado de janeiro seja comemorado o Dia Nacional dos Profetas da Chuva. Além disso, a Indicação nº 1624/22 prevê o reconhecimento desse grupo como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Acertos anteriores
Dos últimos 12 anos, seis (2011, 2013, 2015, 2018, 2019 e 2020) tiveram resultados iguais aos previstos nos Encontros. Em 2017 e 2021, os sertanejos afirmaram que haveria "boas chuvas", mas os índices da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não superaram a média histórica de 600 milímetros (mm), apesar de chegarem próximos.
No dia 8 de janeiro de 2022, 20 profetas foram unânimes em declarar que o Ceará teria uma quadra chuvosa acima da média, com fortes probabilidades de chuva até o mês de outubro.
Comumente, a Funceme só divulga a previsão oficial da quadra chuvosa na segunda quinzena de janeiro.
Serviço
XXVII Encontro dos Profetas da Chuva
Data: 14 de janeiro de 2022
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5000 – Quixadá
Programação:
- Às 8 horas - Receptivo;
- Às 9 horas - Inauguração do Jardim dos Profetas com a participação de membros das famílias dos profetas homenageados e autoridades presentes;
- 9h30min - Programação Cultural de Acolhimento com Dom Ratinho (rabeca) e Kildere Carcará (sanfoneiro);
- 10 horas - Cortejo e Início do Encontro com a condução de Helder Cortez.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente