Paramoti tem situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido à estiagem
Com o reconhecimento federal, o município cearense está apto para solicitar recursos para ações da Defesa Civil
O município cearense de Paramoti, a 102,36 km de Fortaleza, obteve reconhecimento federal da situação de emergência em razão da estiagem. A portaria com o reconhecimento - realizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional - foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira, 21.
No total, o Ceará tem 34 municípios com reconhecimentos vigentes, dos quais 24 estão em situação de emergência por estiagem, nove por seca e um por vendaval, de acordo com os dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do MIDR.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O reconhecimento da situação de emergência das cidades, possibilita que as prefeituras possam solicitar recursos do Governo Federal.
Esses fundos governamentais adquiridos são destinados para ações de defesa civil como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Após uma análise baseada nos relatórios enviados nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Em seguida, a aprovação do pedido é publicada na portaria no DOU, informando o valor a ser liberado.
Confira a lista dos municípios que obtiveram reconhecimento federal da situação de emergência por causa da estiagem, na última sexta, 21:
- Paramoti (CE)
- Canapi (AL)
- Pão de Açúcar (AL)
- Barro Alto (BA)
- Campo Alegre de Lourdes (BA)
- Malhada de Pedras (BA)
- Pilão Arcado (BA)
- São José de Espinharas (PB)
- Brejo da Madre de Deus (PE)
- Ibimirim (PE)